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Unilever responde perguntas da Revista Meio Ambiente

Após o evento de lançamento do plano de sustentabilidade da Unilever (que falamos aqui) o presidente da empresa no Brasil, Fernando Fernandez, respondeu uma série de perguntas dos jornalistas. Não conseguimos fazer as nossas e escutamos apenas perguntas relativas à economia, produtividade, emprego etc.

Não satisfeitos, enviamos uma série de perguntas que ficaram na nossa cabeça e eles reponderam rapidinho.

Então, no intuito de informar o internauta e possibilitar suas escolhas, publicamos aqui as informações que obtivemos.

RMA- Durante os discursos da empresa comentou-se muito sobre a certificação dos produtos agrícolas. Eu gostaria de saber quais são esses certificados e para quais produtos.

Fernando Fernandez – Uma das metas do plano de sustentabilidade da Unilever, lançado em 2010, é alcançar 100% de matéria prima sustentável até 2020. Acreditamos que a agricultura sustentável deve ser o novo padrão de produção, de modo a aumentar a produtividade das colheitas e melhorar as condições de vida no campo. O objetivo com isso é garantir a disponibilidade de alimentos face o crescimento populacional, e assim minimizar os riscos apresentados à agricultura com o avanço das mudanças climáticas e escassez hídrica. Em 2014, a Unilever atingiu a marca global de 55% de matérias-primas agrícolas adquiridas de fontes sustentáveis. Para dar uma ideia do avanço, a porcentagem era de 14% em 2010. Um exemplo: dos 13 ingredientes mais usados pelos produtos da marca Knorr no mundo, 90% são provenientes de fontes sustentáveis.

Alguns dados do Brasil:

Óleo de Palma – 100% do volume de óleo de palma é proveniente de fornecedores certificados ou por meio da compra de certificados RSPO (Roundtable On Sustainable Palm Oil).

Soja – 100% dos fornecedores de soja em grãos foram certificados em 2014.

Papel e Papelão – 99% do nosso portfólio de papel & papelão é proveniente de fonte sustentável.

Açúcar – 93% do volume é comprado de forma sustentável (considerando a compra de crédito)

Frutas – 73% do volume de frutas é proveniente de fontes certificadas e verificadas por meio do nosso código SAC (Sustainable Agriculture Code). A Unilever alcançará 100% até 2016.

Vegetais – 70% dos vegetais comprados vieram de fonte sustentável.

Para atingir esses números, a Unilever tem uma estratégia que inclui visita aos produtores, aconselhamento para melhorias na produção e auditorias sobre condições de trabalho, do uso do solo e da água, clima, biodiversidade local, entre outros. A Unilever lançou, em 2010, o programa SAC (Código de Agricultura Sustentável) explica aos fornecedores o que a Unilever espera em termos de práticas sustentáveis no cultivo de matérias primas agrícolas. Para seguir as recomendações o agricultor deve acessar o site: http://www.growingforthefuture.com/unileverimpguid.

RMA – O presidente falou sobre a produção de tomates certificados, essa certificação inclui a redução e/ou controle de uso de agrotóxicos?

Fernando Fernandez – Uma Em 2014, a Unilever lançou uma campanha global que mostrava a origem dos tomates utilizados na fabricação do ketchup Hellmann’s, os quais provém de fontes sustentáveis.

Nós acreditamos que cultivar ingredientes em fazendas sustentáveis pode trazer impactos positivos para o futuro do nosso planeta. Por isso, a Unilever desenvolveu o Código de Agricultura Sustentável, por meio  do qual garantimos que os nossos produtores sigam as melhores práticas de cultivo, considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Cada produtor e/ou fornecedor, com suporte de uma consultoria contratada pela Unilever (Control Union), realiza uma auto avaliação carregando os resultados em um sistema que garante a integridade do processo. Um ketchup que utiliza fontes sustentáveis garante a melhor utilização do solo e a sua escolha beneficia toda a cadeia – desde o meio ambiente até a relação com a sociedade. É o benefício além do produto.

Além disso, a Unilever orienta os fornecedores a estudar cuidadosamente o solo para entender quais são os fertilizantes naturais mais adequados para a produção dos tomates e são orientados a utilizar apenas a quantidade necessária. Os 11 critérios considerados no nosso código podem ser acessados pelo link: http://www.growingforthefuture.com/unileverimpguid.

RMA – Foi citado o incentivo ao pequeno produtor. Que tipo de incentivo é esse? Como é realizado?

Fernando Fernandez – Uma A Unilever trabalha com produtores de vários tamanhos e realidades diferentes, todos os produtores tem acesso ao código de conduta agrícola da Unilever ou certificação terceira, além de terem a possibilidade de desenvolver projetos de melhoria contínua com fundos provenientes de nossa empresa. Para cada realidade existem programas que visam a melhoria na qualidade de vida dos produtores.

RMA – A Unilever tem planos de seguir o que é sugerido no Plano Plurianual de Ação do Ministério da Saúde em relação à diminuição da quantidade de sódio, açúcares e gorduras trans nos alimentos processados?

Fernando Fernandez – Uma Trabalharemos continuamente para melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos, sendo que a maior parte deles está de acordo com as melhores práticas baseadas em recomendações nutricionais nacionais. O nosso compromisso é dobrar, até 2020, a proporção do nosso portfólio que está de acordo com os melhores padrões nutricionais, baseados em orientações sobre dietas globalmente reconhecidas.

No Brasil, as ações de redução de nível de sal atingiram 28,4% de todo o portfólio de alimentos de varejo. A linha de caldos Knorr Balance, por exemplo, apresenta redução de 25%, 30% e 25% do sódio nos sabores Carne, Galinha e Legumes, respectivamente. Com um balanço de temperos e fórmula foi possível manter o mesmo padrão de sabor dos caldos regulares, mas com o benefício de redução de sódio.

Além disso, 100% dos sorvetes infantis contêm até 110 kcal em cada porção; 100% das margarinas contém, no máximo, 33% de gordura saturada, no mínimo, 67% de gordura insaturada e fornecem, no mínimo, 15% dos ácidos graxos essenciais recomendados pelas diretrizes nutricionais internacionais. Desde 2012, 100% de nosso portfólio brasileiro não contém gordura trans originada de óleo vegetal parcialmente hidrogenado.

Com relação ao acordo estabelecido da Abia com Anvisa e Ministério da Saúde a Unilever  está constantemente fazendo a reavaliação do seu portfólio para entregar produtos de acordo com as metas estabelecidas.

RMA – No relatório de progresso de 2014 da empresa, consta uma informação, que também foi citada pelo presidente, que 70% da responsabilidade do impacto do consumo é do consumidor. No documento consta como “pegada de gases de efeito estufa” e o presidente não especificou o tipo de impacto. De onde esses dados foram retirados e a que se relacionam.

Fernando Fernandez – Uma É importante ressaltar que a partir do momento em que disponibilizamos um produto entendemos que somos responsáveis por sua pegada ambiental de ponta a ponta. Isso quer dizer desde a produção da matéria-prima por nossos fornecedores até o consumo final, na casa das pessoas. Mas o fato é que a nossa principal pegada ambiental está na casa do consumidor: segundo nossa pesquisa global, 70% de nossos impactos hídricos ocorrem no uso de nossos produtos pelo consumidor e mais de dois terços de nossos impactos de GEE ocorre principalmente do aquecimento da água para banhos.

Pensando em reduzir a nossa pegada ambiental onde temos maior impacto, ou seja, no consumo, em nosso Plano de Sustentabilidade damos grande ênfase à concentração e compactação de nossos produtos, reduzindo seus impactos na cadeia de valor.

Além disso, em 2013, a Unilever lançou uma campanha corporativa global – hoje denominada Unilever por um #futuromelhor – com o objetivo de conscientizar o consumidor da importância de mudar hábitos e utilizar os recursos naturais de maneira consciente e responsável.

Acreditamos que apenas um esforço conjunto de diferentes atores sociais – indústria, parceiros comerciais, terceiro setor, governo e sociedade civil – é capaz de gerar mudanças em grande escala.




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