Reciclagem de cartuchos e toners

Muitas vezes ficamos sem saber o que fazer com os resíduos que produzimos e eu me deparei com 2 cartuchos da minha impressora que já não podiam mais ser reutilizados. Fui procurar a solução com o fabricante e descobri que a HP disponibiliza o serviço de coleta e reciclagem dos seus consumíveis. O processo é bem simples, a única restrição é que é necessário juntar no mínimo 5 cartuchos ou toner e embalar da maneira que eles recomendam.

No site da HP você pode encontrar o passo a passo de como fazer realizar esse processo. Eu ainda não testei, pois estou esperando mais 2 cartuchos de alguns amigos, mas acredito que seja simples.

Procurei também no site de outras fabricantes para verificar se eles fazem coletas.

EPSON: Não faz a coleta no Brasil e nos países nos quais recolhe seus cartuchos é necessário fazer um cadastro antes de solicitá-la. Para saber mais clique aqui (o link vai te levar para o programa de coleta de Portugal).

LEXMARK: Possui o “Programa de Recolhimento de Cartuchos”. É necessário fazer o cadastro no site da empresa e solicitar a coleta para um número mínimo de 3 toners (eles não coletam quantidades menores). Além disso, eles ainda oferecem bônus para usuários corporativos.

DELL: A empresa recicla computadores, impressoras e outros produtos, porem não consegui descobrir se esses outros produtos incluem os cartuchos e toners. Mais informações no site da Dell.

Não tenha preguiça! Junte os cartuchos e toners que você não consegue mais reutilizar e peça para o fabricante buscar! Se você não tiver o número mínimo para uma coleta, tome a iniciativa e avise seus amigos, vizinhos e parentes! Seja um “ponto de coleta”.

E não esqueça de ser um fator de pressão para os fabricantes mudarem o comportamento. Estimule as empresas responsáveis e castigue as que não se preocupam com o destino do seu produto. Faça com que esse tipo de iniciativa do fabricante seja um fator determinante na hora da escolha do produto! O consumidor tem força! Aproveite e utilize-a!




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Parabéns Manuela, é uma bela iniciativa e um exemplo do que é ser um cidadão consciente de seus direitos e deveres.

Manuela, sei que o tópico é um pouco antigo mas gostaria de colocar minha experiência. Ao invés de simplesmente jogar fora ou enviar para o fabricante (vai lá saber o que eles vão fazer com este “lixo”), faço algo melhor: mando recarregar meus cartuchos em uma pequena empresa aqui na vizinhança. Além de colaborar com o meio ambiente, é bem mais barato e honestamente a impressão é igualzinha à do cartucho original. Que tal fazer uma matéria sobre isso?

Legal! Achei aqui as informações que precisava quanto à reciclagem de cartuchos de impressora… Agora é tentar por em prática. Vou ver também como descarto a impressora antiga que parou de funcionar… o conserto sai mais caro do que uma nova?!
Abraços e sucesso (para nós todos)!

Gosto muito da idéia de reciclagem, mas ao ver que tenho uma impressora da Epson e não ter lugar para descarta os meus cartuchos fica difícil.
Será que tem um mercado que recolhe ou lojas de informática?
abraço a todos.

Descobri que a Samsung também coleta os cartuchos usados. Ainda não testei, mas farei isso em breve.
O site é: http://www.samsung.com.br/recicle

Estou tentando descartar corretamente 200 kgs. de cartuchos, impressoras e toners de diversos fabricantes e nunca ví tanta dificuldade, mesmo pagando as empresas de Macaé que trabalham com descarte só aceitam contratos mensais de no mínimo R$500,00 e não tenho volume suficiente para isto, estou tentando junto aos meus concorrente aqui na cidade para que organizemos um pool que viabilize este descarte mensal, só assim conseguiremos cumprir nosso papel social, vou enviar um e-mail aos principais recicladores da cidade e veremos quem realmente tem comprometimento com a preservação do planeta.

A china está enchendo o Brasil de produtos de baixa qualidade, inclusive cartuchos e toners que são muito vendidos devido ao baixo preço, só que não têm a mínima resistência e acabam indo para o lixo muito rápido.

Olá, acabei de ligar para a central de atendimento da Epson perguntando sobre endereços de coleta de cartuchos de tinta no número 0800-880-0094 como aparece em http://global.latin.epson.com/br
e me encaminharam a um endereço na zona em que moro.
Confirmei, ligando para o local indicado, a realização do serviço.

Boa tarde.
Gostaria de saber si “replica” de cartuchos também são validos para a reciclagem HP? Si não onde despacho os Toner, já tenho mais de 20 Toners em estoque esperando um lixo adequado.

O programa de reciclagem da HP é uma farsa. Há meses tentamos descartar os toners vazios, fizemos cadastro no site, enviamos e-mails e não recebemos nenhum retorno.
Lamentável…

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)