Reciclanip instala mais 12 pontos de coleta de pneus inservíveis no País

Ação fortalece o programa de reciclagem, que agora passa a contar com 437 pontos de coleta e já recolheu e destinou de forma ambientalmente adequada 1 milhão de toneladas de pneus inservíveis

A Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma), fortalece seu programa de reciclagem com a instalação de mais 12 pontos de coleta distribuídos pelo País: Adamantina, Itu e Araras, no estado de São Paulo; Chapecó e São José, em Santa Catarina; Araguaína, no Tocantins; Colatina, no Espírito Santo; Teixeira de Freitas, na Bahia; Três Corações, em Minas Gerais; Sinop, em Mato Grosso e Glória de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Além disso, o Distrito Federal terá seu primeiro ponto, instalado em Brasília.

Nascida em 2007, a Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo e foi criada para consolidar o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), representante dos fabricantes de pneus novos. As atividades da entidade atendem a resolução  416/09 do CONAMA. Desde sua criação, mais de 200 milhões de pneus de passeio tiveram destino ambientalmente responsável e os fabricantes de pneus já investiram US$ 71 milhões até 2008 no programa.

Com estes novos pontos, já são 437 em todo País. Em cada um destes locais, a Reciclanip recolhe e transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento. A lista com todos os pontos fica disponível no site da entidade, o www.reciclanip.com.br.

O programa é desenvolvido por meio de parcerias com prefeituras que, além de ceder um terreno dentro de normas específicas de segurança e higiene, recolhe e armazena o material vindo de origens diversas, como borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos. Só no ano passado, a instituição coletou 160 mil toneladas de pneus inservíveis.

No Brasil, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis.

Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração: enquanto essas empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus em seus países, no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Senhores,

Gostei muito da notícia,parabéns para a RECICLANIP!

Nota :
Segue esta pergunta, porque a reciclanip não abre um ponto de coleta de pneus inservíveis no vale do jequitinhonha?
Sugestão :
Se no vale do jequitinhonha estivesse um ponto de coleta atenderia todas as cidades vizinhas tais como Almenara,Pedra Azul,Medina,Itaobim,C.Pajeú,Divisa Alegre,etc…
Atenciosamente;
Rafael Pereira Neto
Fone : (33)3751-2178 / (33)3751-4030 * Comercial
” Aguardo resposta ! “

Gostei, é um artigo consistente e informa aos cidadões sobre os pontos de recolhemento dos pneus inserviveis.
Os pneus descartaveis é um dos produtos mais degradador da natureza e precisa ser divulgado amplamente.

Gostei muito e parabéns à Reciclanip,
minha pergunta é:Há a possibilidade de ampliar estes serviços aqui para a região Norte? Moro em Porto Velho e não vejo algo assim por aqui; acredito que uma parceria seria de grande valia. além do fato de estarmos construindo duas usinas hidrelétricas, a quantidade de veículos circulantes em nossas estradas é muito grande, especialmente de caminhões.
Estou a disposição e muitíssimo interessado

parabens , ja a alguns meses que estamos procurando por esse serviço que a Reciclanip vem fazendo, espero q

gostei muito da matéria, e gostaria de obter informação de como por um posto de coleta aqui em santana de parnaiba.

parabéns pela iniciativa, com certeza estão contribuindo pela saude de todos nós e para o meio ambiente.
mas gostaria se a ponto de coleta DE PNEUS em Chapecó SANTA CATARINA.

BOA TARDE SOU DA CIDADE DE AMERICANA -SP SOU PNEUSEIRO E GOSTARIA DE SABER SE A RECICLANIP GOSTARIA DE INSTALAR UM ECOPONTO NESTA CIDADE POIS POR SER PNEUSEIRO TEMOS ESPAÇO E MUITOS PNEUS;CONTATO CEL-(19) 91003044

Prezado Werlinques,
Entre em contato com a Reciclanip através do site http://www.reciclanip.com.br/ para que eles possam saber da demanda existente em sua cidade.
Atenciosamente,
Revista Meio Ambiente

quero saber como eu faço para montar um ponto na cidade de são paulo?

Boa tarde

Gostaria de Saber se tem algum ponto de coleta em são josé (Santa Catarina)ou florianópolis (santa Catarina)

Sou univercitaria de Brasilia e estou elaborando um progeto voltado para reciclagem de pneus em Brasilia tenho visto que em Brasilia não tem concorrentes nesse seguimento, gostaria de receber e-mail relacionado a esse tema.

Estou interessado em montar uma unidade de reciclagem de pneus na minha região Palmas-To com capacidade de 2000 kg/hora e gostaria de cadastrar um ecoponto em Palmas- To ou Porto Nacional-To. Gostaria de mais informações? Obrigado!

Prezados,

Gostaria de verificar se o ponto de coleta de Brasília ainda está ativo.

Grata,
Daniella

Favor nos informar os telefones dos pontos de coleta nas cidades do interior do estado de sp.

No aguardo,

Att.

JLPneus – Nivaldo 19-34348899 / 81778895

Quero parabenizar a Resiclanip pelo trabalho feito até agora sobre coletas de pneus incerviveis

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)