Promovendo a reciclagem de pilhas e baterias

logo_papapilhasO Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias, Papa-Pilhas, recolhe pilhas e baterias portáteis usadas e se encarrega de sua reciclagem. Assim, contribuímos para uma adequada disposição desses materiais, cujos resíduos tóxicos representam um risco ao meio ambiente e à saúde publica.

Depositadas em lixões e aterros sanitários, pilhas e baterias podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais.

Com o programa, queremos conscientizar as pessoas sobre a necessidade de dar uma destinação correta a esses materiais, reduzindo a quantidade de pilhas e baterias lançadas inadequadamente no meio ambiente.

A reciclagem é feita por uma empresa especializada e licenciada para realizar esse trabalho. O Banco Real é responsável pelos custos de coleta, transporte e reciclagem dos materiais.

O Papa Pilhas reforça nossas Práticas de Gestão, que buscam o engajamento dos públicos que se relacionam com o Banco na construção de uma sociedade melhor.

As etapas do programa

O Papa-Pilhas foi lançado em dezembro de 2006. Inicialmente, foi implantado em três cidades: Campinas (SP), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). Esses municípios foram escolhidos segundo critérios de população, participação no PIB nacional e número de agências bancárias que temos nessas localidades.

Nos primeiros seis meses, foram coletadas 12 toneladas de pilhas e baterias usadas. A partir de julho de 2007, o programa começou a ser expandido para todas as capitais brasileiras e em municípios no Estado de São Paulo.

Até 2010, a expectativa é que sejam envolvidos os 479 municípios onde mantemos postos de atendimento ao público, em todo o país. Então, esperamos disponibilizar a coleta para 1 milhão de pessoas.

Onde estão os postos do Papa-Pilhas

Os coletores do Papa-Pilhas estão presentes nas agências do Banco Real.

Encontre a agência mais próxima de você. Entre em contato para confirmar se ela já tem o coletor Papa-Pilhas e leve até lá as pilhas e baterias usadas em sua casa ou escritório.

Materiais coletados

O Papa-Pilhas recolhe todo tipo de pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, controles remotos, relógios, celulares, telefones sem fio, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos portáteis.

Lembre-se: como determinado pela legislação ambiental (Resolução Conama 257 de 30/06/1999), pilhas e baterias com peso superior a 500 gramas ou dimensões maiores que 5 cm x 8 cm devem ser devolvidas ao local da compra ou encaminhadas diretamente ao fabricante. O mesmo deve ser feito com baterias de chumbo ácido de qualquer tamanho, usadas em motocicletas, alarmes, celulares rurais e automóveis.

Por que reciclar pilhas e baterias?

O Brasil já recicla volumes expressivos de papel, plástico, vidro, alumínio, ferro e outros materiais. Nós, do Banco Real, fazemos isso porque compreendemos a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais para as gerações futuras.

Contudo, reciclar pilhas e baterias esgotadas ainda não é uma prática comum entre nós. Descartá-las de forma incorreta é extremamente perigoso, pois os metais pesados existentes em seu interior não se degradam e são nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: chumbo, cádmio e mercúrio, além de manganês, cobre, níquel, cromo e zinco.

Por isso, pilhas e baterias representam hoje um sério problema ambiental. São produzidas a cada ano no país cerca de 800 milhões de pilhas secas (zinco-carbono) e alcalinas (hidróxido de potássio ou de sódio – zinco). (Dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee).

Riscos ao meio ambiente e à saúde

Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, porém, nunca se degradam. Em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais.

Com as chuvas, penetram no solo e chegam às águas subterrâneas, atingindo córregos e riachos. Esta água contaminada chega à cadeia alimentar humana por meio da irrigação agrícola ou do consumo direto.

Os metais pesados possuem alto poder de disseminação e uma capacidade surpreendente de acumular-se no corpo humano e em todos os organismos vivos, que são incapazes de metabolizá-los ou eliminá-los. Por isso, são tão perigosos para a nossa saúde.

Dicas sobre o uso correto de pilhas e baterias

. Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.
. Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo.
. Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.
. Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade.
. Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade.
. Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente.
. Nunca guarde pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios.
. Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir.
. Pelas mesmas razões, não as incinere e, em hipótese alguma, tente abri-las.
. Nunca descarte pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que elas se transformem em brinquedo de crianças.
. Evite comprar aparelhos portáteis com baterias embutidas não removíveis.
. Compre sempre produtos originais. Não use pilhas e baterias piratas.

Veja mais

Saiba como é feita a reciclagem e leia sobre mais sobre o mercado paralelo de pilhas irregulares.

Entenda o que são pilhas e baterias e como elas sugiram.

Para maiores informações sobre o Papa-Pilhas, entre em contato conosco pelo e-mail papa.pilhas@bancoreal.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nós da Ong Ambiental ” Bicho do Mato ” do Municipio de Mineiros do Tietê, SP, promovemos em nosso municipio a coleta de pilhas e baterias, todo mes, e as encaminhamos a Agencia do Banco Real na cidade vizinha. Somos muito gratos a essa idonea empresa, que como nós é preocupada com o nosso Planeta e está fazendo a sua parte. Muito Obrigado
Gerson Edson Luciano
Vice Presidente Ong Bicho do Mato
fone 14 91281187

http://www.youtube.com/watch?v=IPBKLm4982I

Orkut = Ong Bicho do Mato

O descarte de resíduos tóxicos é de uma gravidade sem proporções. É importante que os postos de coleta sejam ampliados e que a mídia cumpra com seu papel de divulgar, esclarecer e conscientizar. Temos a internet como importante ferramenta, então façamos nosso trabalho singelo de divulgação. Parabéns pela inciativa que essa inspire outros e assim os resultados somados façam a diferença.

Excelente este programa. Sou morador de Cataguases-MG. Adoro pescar à noite e com isso tenho várias pilhas descarregadas as quais não tenho onde descartar. Programas como este devem se divulgados para incentivar cada vez mais a reciclagem de pilhas.

José Francisco.
Estudante de Curso Técnico em Meio Ambiente.

“otima a iniciativa do banco real acho que todos os bancos deveriam seguir o exemplo..
tambem deveria haver uma conciencia dos fabricantes em produzir somente pilhas recarregaveis..”

Muito boa essa iniciativa ,realmente o descarte de pilhas e baterias é problema muito sério,tomara que com essa iniciaiva do banco real outras empresas sigan o mesmo exemplo ,pois vale a pena.

Boa tarde, morro em Alfenas-MG, aqui na nossa agência eles disponinibilizão o Papa Pilhas, já o vi na empresa de um amigo meu.
Achei a iniciativa muito legal, pois sempre ouvi que deveriamos descartar as pilhas usadas, mas falta um local mais próximo das pessoas para facilitar esta prática.
Òtima iniciativa do Banco Real, e parabéns pela iniciativa da concientização.

Futuro Técnico em Meio Ambiente.

Escelente artigo. Didático e objetivo.A iniciativa do Banco Real nos alimenta a esperança de que ´já estamos dando os segundos passos na preservação e respeito ao “nosso” meio ambiente.Ter consciência só é transformador se efetivamente gerar ações concretas,assim como os “papa-pilhas” disponibilizados nas agências do Banco Real.
Sou de Fortaleza e espero já encontrá-los aqui também.

Reitero o dito anterior,solicitando a correção de “Exelente”.Grata

Legal saber que o banco real está fazendo essa coleta de pilhas usadas… Mas ainda acho que o próprio estabelecimento que as vende deveria fazer essa coleta.
Alfenas

Achei esse projeto do Banco Real excelente.Gostarei de saber se são todas as agencias do Banco que recebem as pilhas.Sou de Mococa, interior de São Paulo.Obrigada

Sou estudante de gestão ambiental, e meu projeto de pesquisa é sobre o assunto acima.
Quero levar a reflexão muitas pessoas sobre a importância do descarte correto de pilhas e baterias. Valeu Banco Real pela iniciativa.

achei muito interessante a ideia tdo banco real porque ajuda muito ao meio ambiente ;e se todos ajudar vai s4er muito cooperavel ao nosso meio ambiente

Gostei muito dessa iniciativa,gostaria de participar dessa reciclagem, estou cursando o 3 periodo de gestao ambiental e quero fazer alguma coisa para ajudar a minha cidade que por ser do interior esta meio esquecida .sou de IRUPI ES, por favor entre em contato comigo pelo orkut.Abraços

Gostei muito do artigo, gostaria de saber como faça para implantar este programa na universidade me que eu estudo.
sou de São Paulo.

amei ficou d++++ temos que preservar o meio abiente mesmo

ola gostaria de saber mais sobre esse assunto posso ganhar dinheiro com pilhas e baterias de celular?????

Meus alunos do 5º ano (Ensino Fundamental) abraçaram a causa do Papa-Pilhas e somos hoje parceiros do projeto.
Procurei a agência local (Dracena/SP), onde fui recebida pelo gerente operacional com toda atenção, recebi os mini coletores, elaboramos pesquisa sobre o assunto, folhetos impressos e partimos para a divulgação. Primeiramente, apresentamos o projeto na Escola, e combinamos em um sábado, fazer um mutirão, onde os pais e profes. acompanharam os alunos para percorrer as casas do bairro no qual a Escola está inserida. A imprensa apoiou o projeto divulgando em várias edições do jornal e ganhamos 1ª página.
A 1ªsementinha vocês plantaram e agora, estamos conscientizando as cças para serem os multiplicadores desse tão importante para promover Educação Ambiental.
Obrigada pela iniciativa. Profª Gisele R. P. Montroni – Colégio Objetivo de Dracena/SP.

Não sou de nenhuma ONG, mas gostaria de saber como faço para ser um ponto de coleta de pilhas e baterias. Pois estamos vendo que nosso planeta está pedindo socorro, e gostaria muito de ajudar. Este artigo deveria ser mais divulgado para que as pessoas possam abrir um pouco mais os olhos e ver que nosso planeta está pedindo socorro urgente e se cada um de nós seres humanos pudessemos contribuir um pouco que seja, nosso planeta não estaria assim.
Entrem em contato por favor, pelo menos pra me dizer como ser ponto de coleta de pilhas e baterias.
Moro no interior de São Paulo e na minha cidade não tem ponto de coleta.
Obrigado.

Estamos desenvolvendo o Projeto Dom Bosco Mostra a Bacia Hidrográfica (do Piracicaba) e uma das ações eleitas para a fase de cuidado com a bacia é a coleta de pilhas e baterias usadas e em nossa cidade não temos um ponto de coleta.Será que vocês podem recolher na escola ou teremos que encaminhá-las ao posto mais próximo? Como armazená-las em segurança na própria escola?

nao tem nada de jeito

” eu sou estudande de química primeiro ano e foi lançado sobre os estudantes falarem e buscarem infomações a respeito da reciclagem muito obrigada por que as informações que encontramos nesse site nos ajudaram a mover nossa cidade de Lençóis Paulista a refletir sobre o que é reciclar”

Como é fácil de alcança objetivos se as pessoas tivessem mais responsabilidades sobre a vida delas e o respeito a vida de outros. A prática de não poluir nunca deveria existir, pois uma vez que “inventores” criassem, deveria já ser estudadas as consequências, e apartir dessas, planejarem maneiras seguras de consumo, sem que o Ser Humano não se destruisse. A ambição também deve ter limites, a criação também tem a sua ética.
Contente fico de saber sobre essa reciclagem e quero ser também mais um “braço” desse projeto.Parabéns aos criadores e participantes dessa iniciativa.

” Ótima iniciativa desta instituição, bom seria se todas as empresas e instituições criassem programas que visem a preservação do meio ambiente.”

Isto é muito leggal, estou pensando e vou com uma galera de meu colegio, formar um ponto de colete de pilhas e baerias aqui em sc- timbo, so precisamos de mais informações. Que poder ajudar, precisamos de sites de empresas que trabalham com isso para podermos fundar um posto de coletas aqui. Ajude-me com informações e eu contribuirei com a população e o meio ambiente. Meu endereço de e-mail: edemar_juniorb_@hotmail.com
aguardo ajuda para fundasr um posto de recolhimentos de pilhas e baterias aqui em sc- Timbo.
Ajuda…

Boa Tarde
Prezado Papa-Pilhas

Peço que me informe onde posso entregar minhas pilhas usadas na cidade de Santos/SP.

13.9789.8977

Olá…….sou professora municipal da cidade de Crissiumal RS,e estou trabalhando com meus alunos o Projeto Responsabilidade Social,coletando pilhas e baterias usadas para serem recicladas,em questão de 15 dias foram coletadas mais de 1.500 pilhas e baterias e encaminhadas para um posto de coleta que tem em nossa cidade,o qual destinará para uma fábrica de reciclagem.Li no site vários subsidios para dar andamento a este Projeto,o qual realmente é muito importante para o Meio Ambiente.São Projetos assim que nos fazem ver o verdadeiro sentido de CIDADANIA!

oi… meu nome é juliana cristina, m oro em esmeraldas minas gerais, a minha amiga marcilene e eu estamos enviando este comentário para dizer que observamos o site, e gostamos muito.
estão todos de parabéns pois a preservação do meio ambiente é o que mais precisamos neste mundo que está cada vez mais perdido!
bjos!

Boa noite, me chamo Ayrton Serra e sou Administrador de um grande Mercado Municipal da cidade de São Paulo, gostaria de saber qual ONG faz a coleta e o devido descarte/Reciclagem de pilhas e baterias, gostaria de instalar uma no mercado onde trabalho.
Muito obrigado, no aguardo de um contato.

Eu estava procurando um posto de reciclagem na mooco e que bom q o bonco real faz isto obs , fico feliz em saber q tem mais gente preocupado com o nosso planeta não jogo neuma pilha no lixo vou levar ao banco tchau tania

A ida de um morador, individualmente, ao posto de coleta do Banco é quase impraticavel. Por isso como síndico de um condomínio com aproximadamente 200 moradores estou disposto
a instalar nas nossas dependencias um coletor de pilhas e baterias identico ao existente nos postos da Seguradora Porto Seguro em São Paulo, desde que vocês nos forneçam todo o equipamento necessário.Aguardo a resposta

. “nossa! meus parabens pela iniciativa.
Uma empresa que se preocupa com o meio ambiente , se preocupa com os humanos, e merece fidelidade de seus clientes”
Estou desenvolvendo um TCC a nível tecnico , e gostaria de implantar esse projeto na minha empresa ficticia , como faço?

Ana Keila S. Pimenta

Aqui no Lions Clube de Valinhos – SP desenvolvemos o Projeto
Leão Caça-Pilhas (mini coletores) já espalhamos + de 300 coletores pela cidade (comercio;industria; escolas;etc)Disponibilizo o e.mail seraphimapca@hotmail.com para, se possivel, passar o projeto para Srª Ana Keila

Moro em Salvador, Bahia, e tive a idéia de colocar, no meu condomínio (72 apartamentos) simples caixas de sapato com adesivos indicativos da coleta de pilhas e baterias, apenas alertando para o cuidado na preservação do meio ambiente. Para minha surpresa e satisfação, houve uma acolhida generosa e expontânea. Hoje mesmo já coletei 125 pilhas que levarei ao “papa-pilha” do Banco Real. Se cada um fizesse uma pequena parte, o planeta em que nossos filhos e netos irão habitar será muito mais saudável.

Atualmente faço a gestão de um Delivery de Bolos, estou sugerindo para a empresa que desevolva um projeto para retirada de pilhas usadas e afins, no momento em que o entregar efetuar uma entrega, gostaria de saber aonde é que nos enviares as baterias e pilhas usadas.
Grato
João Manuel

Gostaria de ser informado como faço para descartar quantidades maiores de pilhas, estamos progamando ações de coleta junto aos nossos parceiros.
Grato
João Manuel

muito legal essa coisa de reciclagem. Esses artigos me ajudaram muito a realizar um trabalho da escola sobre esse assunto. :D Estamos até arrecadando pilhas para enviar pra reciclagem!

Sou Diretora Pedagógica da ONG ASAS em Brasília, e estou implantando no meu condominio a coleta de pilhas e baterias, quero mais informação de como fazer uma coleta correta, como acondicionar, qual a distancia do chão? Tudo e como depois encaminhar ate vcs.
obrigada,
Renata Borges
Diretora pefagógica da ONG ASAS
(61) 85518623.
Brasília – DF.

Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Sou de Mata-RS e estamos, aqui, tentando implantar um sistema de coleta desses materiais. Gostaria que me informassem como faço para repassar esse material para o projeto desenvolvido no Banco Real.

Gostei muito da iniciativa deste banco. Aqui em Uberaba nâo sei de nenhum lugar onde pode ser entregue este tipo de material. Gostaria de saber se tem um papa-pilha na agência local. Obrigada.

Acho muito bom que se pense nisso, afinal é preciso que se comece a pensar seriamente na reciclagem deste tipo de material. Valeu Banco Real.

Olá
tenho um pequeno comércio voltado assistência técnica de celulares e vem muita gente aqui querer descartar pilhas, baterias e até celulares quebrados.
Como não tenho tempo pra ficar saindo, gostaria de saber se posso ter aqui coletores e saber como é feita a coleta.
Gostaria muito de contribuir para este programa e fazer a minha parte como cidadã.
Aguardo um retorno, obrigada

Sou do RJ e gostaria de saber onde posso descartar minhas pilha e baterias usadas/descarregadas.
Abraços, Luiz

Sou Oficial de Gabinete na Prefeitura Municipal de Manduri-sp e o Sr. Prefeito Municipal Luiz Antonio Cinel preocupadíssimo com a citução de nosso Municipio, assinou o Convênio com a Secretatéria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo para a conquista do Selo Verde para nosso Municipio, e muitas providências já foram tomadas para atingirmos tal objetivo, implantando um novo aterro sanitário, e está em fase final a lagoa de tratamento de dejetos residenciais, fundou a Associação dos Catadores de Recilcaveis de Manduri, para que possamos efetuar a coleta seletiva dos materiais recicláveis nas residencias, e estamos fazendo a coleta em separado das pilhas e baterias em ponto determinados, visto então não sabiamos onde depositáriamos tais materiais, até que descobrimos o excelente serviço prestado pelo Banco Real Ag. de Piraju-sp-
com isto resta cumprimentá-los e gravar nossos elogios aos
Funcionários e a Diretoria do Banco pelo nobre tabalho prestado à natureza e a nossa população.

Mineiros do Tietê 30 de abril de 2010

Excelentíssimos Senhores Vereadores.

O movimento de Ação Ambiental – ONG “Bicho do Mato”, através de seus integrantes abaixo assinados, vêm solicitar aos nobres Vereadores dessa Egrégia Casa de Leis, que a exemplo do que vêm ocorrendo em outros municípios no Brasil e a nível mundial e inclusive na vizinha cidade de Dois Córregos elaborem Projeto de Lei visando substituir as sacolas de plástico utilizadas em estabelecimentos comerciais do município, por sacolas “ecológicas” feitas por materiais retornáveis como juta algodão etc. Muitos são os benefícios obtidos com esta Lei pois ela permitirá a diminuição do impacto ambiental causado pelo uso deste material que é um dos mais encontrados no lixo e aterros sanitários e que levam centenas de anos para se decompor, entopem bueiros e fazem a cidade ter uma péssima aparência.
Para a aprovação da referida Lei é necessário estabelecer um prazo de 1 ano para que os estabelecimentos comerciais se adaptem a essa nova norma municipal, e ter estabelecidas quais serão as penalidades para o seu descumprimento após o prazo estipulado.
Sugerimos e nos propomos como entidade ambientalista estabelecida no município, a atuar na comunidade durante o período de adaptação promovendo atividade de educação ambiental com esclarecimentos a população sobre a importância da Lei e da colaboração de todos como consumidores conscientes da necessidade de preservação do meio ambiente agindo localmente com esta pequena colaboração na direção inteligente de preservarmos nosso planeta nas ações do dia-a-dia.

Contando sempre com a atenção dos nobres Edis, com a adesão a nossa idéia e divulgação à população, renovamos nossos protestos de elevada estima e consideração, ao mesmo tempo em que colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos.

Gostei muito do artigo.Estou realizando com meus alunos um Projeto sobre Responsabilidade(no sentido global da palavra), e enfatizando a Responsabilidade Social.Por isso,estou recolhendo pilhas e baterias usadas que as crianças trazem de casa,é claro,explicando a elas os problemas causados pelo descarte incorreto destes materiais.O que eu gostaria de saber,é se vocês não poderiam me enviar um “PAPA-PILHAS”, para que eu pudesse deixar no pátio da escola,e atrair os outros alunos da escola para esse projeto?Fico no aguardo da resposta de vocês.
Atenciosamente,Ivete Neres.

Bom dia! Gostaríamos de colocar um coletor aqui na empresa, estamos situados em Acreúna, interior de Goiás e não temos aqui Agência do Banco Real. Gostaria que nos informasse qual a agência mais próxima.

Paraaabeeens fico dimaaais ..,

Ja fazemos coleta de oleo de cozinha usado em nossos estabelecimento.
Gostaria de fazer tambem coleta de Pilhas e baterias, porem em nosso Municipio Santa Cruz das palmeiras não existe banco real.
Netse cas como devo proceder?

Alexandre

trabalho num estaleiro que consome muita pilha .. gostaria de saber se haveria possibilidade de conseguir alguns papa-pilhas para colocar dentro do estaleiro e como poderia ser feito a retirada ..

tel: 24-3361-6199

Angra dso Reis RJ

grato

Gostei muito dessa ONG.
Era o que eu estava precisando em minha cidade.
Mais necessariamente na minha escola.
Eu tenho um projeto de fazer essa coleta na minha escola.
Queria sabe como eu faço para pelo menos coletar e enviar para a ONG.
Estou muito interessado mesmo se puderem entrar em contato comigo caso eu não consiga entrar em contato com a ONG por favor entrem em contato comigo jayoutromundo@hotmail.com

adorei a explicão me ajudou muito ao fazer o trabalho

sou estudante e estou fazendo um trabalho sobre pilhas e baterias ;
o conteudo é muito bom , mas vcs poderiam ter explorado mais sobre o assunto mas obrigada me ajudou de mais valeu!!

apoiado…me interresei bastante sobre o assunto.
Nos da minha turma estamos fazendo uma projeto para a coleta de pilhas.e queria saber como faço para enviar as pilhas para a ONG ou que nos fossemos ate ai!seria uma reaalização afinal estamos ajudando o planeta fzendo nossa parte.
Porfavor se puderem entrar em contato comigo ficaria agradecida.

Muito boa iniciativa ,vejo incentivo a população e as outras organizações através de programa de reciclagem.
fábio damasceno ,gestão ambiental.

OLÁ PESSOAL DO PAPA-PILHAS MEU NOME É AMPARO SOU NUTRICIONISTA DO HOSPITAL REGIONAL DE CAMPO MAIOR- PI E ESTOU MUITO PREOCUPADA COM A FORMA DE DESCARTE DESTE TIPO DE MATERIAIS ( PILHA VELHAS, E BATERIAS DE CELULARES ), COMO SOU UMA PESSOA PREOCUPADA COM O MEIO AMBIENTE, GOSTARIA SE POSSÍVEL QUE VOÇÊS ME INFORMACEM COMO FAÇO PARA SOLICITAR PARA MINHA INSTITUIÇÃO AQUELES COLETORES D4E ACRÍLICO , BEM COMO QUEM VEM BUSCA-LOS . DESDE JÁ FICO MUITO GRATA PELA ATENÇÃO , AGUARDO RESPOSTA BREVES. MARIA DO AMPARO DE OLIVEIRA CRN-6 2889.

achei muito legal pois esta ajudando não só a v6s mas também o planeta e eu acho que isso se for passado para todas as pessoas vai ser conscientizado e todos vão ajudar v6s podiam passar isso na tv porque assim todos assistiriam e veriam o que podemos fazer para ajudar os nossos filhos no futuro. eu dou maior apoio para v6s e vou colaborar sempre que poder sabendo aonde jogar fora as pilhas e bateria que não uso mais.

A ONG BICHO DO MATO DE MINEIROS DO TIETÊ em parceria com a Entidade de Apoio ao Paciente com Câncer(VOLUNTÁRIOS DE COMBATE AO CANCER DE MINEIROS DO TIETÊ) está realizando coleta de óleo de cozinha no município de Mineiros do Tietê. O material arrecadado será vendido para empresas especializadas e os recursos serão destinados a Entidade de Apoio ao Paciente com Câncer.
Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. O acúmulo dessas gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos e refluxo de esgoto. A iniciativa da ONG tem como objetivo evitar esses problemas e beneficiar os pacientes com câncer através do dinheiro arrecado com as vendas.
O óleo armazenado nas residências ) QUE PODERÁ SER EM GARRAFAS DE REFRIGERANTES DE 2 LITROS BEM VEDADA = GARRAFAS PET),devem ser entregue na sede da ONG, que está localizada na Rua Emílio Liziero 130 (próximo ao Banespinha). A população também pode levar até o local, lâmpadas fluorescentes, pilhas e lixo eletrônico que também serão enviados para reciclagem.
Também temos postos de coleta de pilhas e baterias de celular na Farmacia do Salvino, Associação Comercial, Projeto Guri, Escola Antonio Ferraz, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sorveteria do BebÉ

http://www.flickr.com/photos/44878849@N06/

A ONG MILÊNIO VERDE uma Ong de Itanhaém-SP (Litoral Sul de SP) está desenvolvendo um projeto de coleta de Pilhas e Baterias chamado ‘PILHA LIMPA’.
Começamos o projeto em Setembro deste ano e já podemos considerar que é um sucesso. Entregamos coletores feitos pela própria ONG em lojas de celulares, lojas de 1,99 e lojas de artigos fotograficos. Hoje já contamos com 30 pontos de coleta e em 3 meses já coletamos 200 KG de pilhas e baterias.Contamos com o apoio integral destes lojistas. As pilhas e baterias são entregues no Banco Real em São Paulo.
Graças ao trabalho de Ong’s é que estas ações acontecem e se multiplicam a cada dia, pois se depender das leis e dos fabricantes nada aconteceria.
Se alguém precisar de maiores informações ou modelo do coletor me escreva.
Vamos melhorar o planeta pois cuidar do planeta não é esporte para espectadores, vamos agir.

ONG MILENIO VERDE e mail: milenioverde@hotmail.com

Como futuro Gestor Ambiental,estou bastante feliz com esta iniciativa do Banco Real. voces estão de parabéns, pois o meio ambiente agradece.

Tenho uma loja em Campinas / SP e gostarei de implantar a idéia do papa-pilhas.
Como faço para participar como ponto de coleta e depois como farei para armazenar até o momento de dar o destino final dos produtos?
Por favor enviem informações inclusive do local que devemos entregar as pilhas após a coleta.

Grato

Carlos E Marinheiro

Temos o interesse de aderir a campanha para coleta de pilhas e bateria de celular, gostaria de saber maiores detalhes de como proceder.

Achamos excelente a iniciativa do dessa instituição eparabenizamos a todos os envolvidos. Nos erviu de inpiração para lançaramos uma campanha nesse sentido em nossa cidade e região do entorno do Pico da Bandeira. Estamos apenas inciando e precisamos contar com um enganjamento maior de nossa sociedade inclusive os comerciantes para nos ajuadr. Um super abraço a todos do Banco Real e demais pessoas dos sites envolvidos nesta grandiosa inciativa. O nosso nosso programa ganhou o nome de Recolhe Pilhas, agora iremos criar logo e etc…

Sou professora de ciências do colégio Julio botelho, estou fazendo um projeto reciclagem, onde iremos recolher óleo, pilhas e baterias. Gostaria de fazer uma parceria com vocês neste projeto.

Teria possibilidade de fornecimento dos equipamentos para a coleta em condominios comerciais.

Adorei de saber que existe alguém interessado em cuidar desse tipo de material para reciclagem, gostaria de saber o que é feito com este tipo de material? Pq nunca foi divulgado em rede nacional, apenas os perigos de não separá-los e jogá-los misturado com lixo comum.
Sabemos de um monte de empresas que aproveitam muitos tipos de lixos, tais como: latas, plásticos, papéis, garrafas etc, mas, então dê-me alguns exemplos de algumas formas de aproveitamento das pilhas e baterias, elas podem ser reaproveitadas??? Como??
Tenho muito interesse em saber porquê moro em Teresina-PI e não vejo pessoas muito interessadas em fazer reciclagem, nem mesmo pelos materiais mais conhecidos, quem dirá estes. Fiquei sabendo agora que o Banco Real está fazendo esta coleta, no entanto, liguei para lá e eles me disseram que estão recebendo, mas não sabem até quando por causa da fusão com o Bco Santander. E, agora, por acaso vocês sabem me dizer o que vai acontecer com o coletor papa-pilhas?
Sim, pq depois que eu começar a divulgar esta coleta por aqui não quero passar o mico de não saber o fazer com o mesmo, tá certo???
Muito Obrigada!!!!! Espero que me respondam logo e torço para que vocês continuem com esta arrecadação, pq gostaria de estar ajudando e colaborando por um país melhor.

Olá Bom dia pessoal!

Gostei muito dos comentários de todos, trabalho em uma galeria de máquinas fotográficas aqui no no centro de são paulo onde temos mais de 10 lojas, a galera aqui também se preoucupa com recliclagem, mais apesar estamos procurando uma empresa onde possa colocar um papa pilhas aquina na nossa galeria se alguém tiver uma idéia por favor me comunique.

Obrigado a todos..

Sou gerente de uma unidade de uma Multi Nacional, que tem programa forte em Qualidade, Saúde, segurança e Meio Ambiente. Já existe coleta seletiva dos outros resíduos e quanto ao resíduo de Pilhas e baterias estamos iniciando um trabalho, porém não ainda como se devia ser. Por isso gostaria de saber mais a respeito: Como fazer uma coleta segura? Se pilhas e baterias são, realmente, considerados resíduos perigosos? Se existe empresas Especializada para coleta na fabrica?

Sou gerente de empresa localizada na cidade de Boa Vista, Paraiba, iniciamos um projeto de coleta seletiva de lixo, assim como de Pilhas e baterias. Porém não temos ainda um local certo para o descarte seguro. Solicito informações de um local ou de uma empresa venha coletar este material na própria empresa. Já temos, aproximadamente, 20 kg. Fico no aguardo.

Olá, sou estudante de Engenharia Ambiental, gostei muito da iniciativa, e gostaria de informações de como posso fazer paar implantar o projeto aqui na região onde moro!! Aguardo contato! grata.

Olá ! Muito bom o trabalho de voces!!! Gostatia de saber se é possível descartas as pilhas e baterias na argamassa de concreto. Obrigado

A preocupaçao com o meio ambiente e dever de todos,quem tem ideias brilhantes (como essa)devem coloca-las em pratica,a contribuiçao de cada um,quando são somadas,representa muito.Aqui em Congonhas MG no bairro Jardim Profeta,a Escola Municipal Dom Joao Muniz,desenvolveu o projeto “PILHATERIA” que recolhe pilhas e baterias usadas,dando um destino ecologicamente correto a estes produtos tao perigosos à saude.Parabens a todos que preocupam e fazem alguma coisa em proteçao ao meio ambiente

Bom dia, como consigo um papa pilha desses? Moro em Caldas Novas-Go, CEP 75690-000

Sou um dos associados de uma cooperativa de supermercados do rio de janeiro e gostariam de saber que você trabalham com esse projeto de muita importancia social no estado do Rio de janeiro, e se não se possivel sinalizar para nós uma empresa mais proxima da gente para que possamos realizar essa parceria com o projeto reciclagem de pilha e baterias!
atenciosamente Vinícius Pinheiro de Oliveira (21)2682-8308

Sou estudante do 3 ano do curso de Biotecnologia, da faculdade de Andradina-SP. Estou fazendo um trabalho sobre toxicologia e seus riscos. Gostaria de saber qual o destino dessas pilhas e baterias, pois se é tao bom retirá-las do ambiente, tambem seria muito bom se tivesse um destino adequado, ou voce sabe o que acontece nas usinas de reciclagem de pilhas e baterias? Concorda comigo que o chumbo e o mercurio que nelas estao contidas faz tao mal quanto a pilha e a bateria propriamente dita? Esses metais pesados ao entrarem em contato com a natureza com certeza, causariam um estrago 900% maior do que a pilha e a beteria com um destino menos “correto”.

GOSTARIA DE IMPLANTAR CATA-PILHAS NA EMPRESA QUE TRABALHO, GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES PARA MONTAR UM PROJETO E APRESENTAR A DIRETORIA, COMO FAÇO???

AGUARDO

Olá, tudo bem?
Sou professora do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São José da cidade de Joaquim Távora-Pr.
Pretendo desenvolver o projeto:Lixo Tóxico Reciclável: Lâmpadas Fluorescentes. Preciso de ajuda no transcorrer do Projeto principalmente no transporte desse material até a empresa recicladora pois as lâmpadas terão que ser transportadas de uma maneira segura e correta pois se trata de um material de difícil manuseio.
É um Projeto de grande importância porque sabemos o quanto este material é prejudicial ao meio ambiente e consequentemente as pessoas e animais. Preciso muito da ajuda do Banco, pois tenho a certeza que somos pessoas preocupadas e comprometidas com o Meio Ambiente.
pois se for ajudada estarei conscientizando todos os alunos da minha escola e população tavorense.
Muito obrigada pela atenção e aguardo resposta.

Joaquim Távora, 22 de junho de 2011.
Joana D’Arc Calesso Urbanovicz

Prezada Joana,
Parabéns pelo projeto! Desejamos sucesso em seu trabalho.
A revista está apenas divulgando o trabalho do Banco Real. Para entrar em contato com eles escreva para: papa.pilhas@bancoreal.com.br
Atenciosamente.
Revista Meio Ambiente

Ola!
gostaria de saber como posso conseguir material para fazer
a coleta de pilhas dentro de uma empresa particular.

boa noite. sou de sp, achehi a iniciativa legal.

gostaria de saber: a pilha e totalmente reutilizada ?

as partes não utilizadas para onde vão?

gostaria de conhecer todo o processo de reutilização das pilhas, pois até o presente momento não achei uma empresa que utilize todos os fragmentos.

Att: jc.valente

muito obrifgada esse site é muito informativo.

Ola nossos amigos: Mais uma vez enviamos uma mensagem em consonancia com nosso ideal que é a proteção do meio ambiente e também a conscientização dos nossos atos diarios para um mundo mais protegido das agressões ao nosso frágil planeta. No momento, queriamos informar que caso voce for descartar oleo de cozinha usado, não o faça na pia ou esgoto, pois um único litro de oleo, polui milhares de litros de agua dos rios, acumule em garrafas Pet (garrafas de plástico) e encaminhe aos nossos postos de coleta, que são: o supermercado giglioti da rua sub delegado ferrinho, na associação comercial, na rua emilio lizieiro 120, proximo ao banespinha ou no condominio vale verde, esse oleo sera vendido e transformado em bio-diesesl, a renda, totalmente, será encaminhada ao grupo de voluntários e combate ao canceer de Mineiros do Tietê,Agradecemos enormemente sua atenção ONG BICHO DO MATO DE MINEIROS DO TIETE SP

AMIGOS. AGRADECEMOS SEU APOIO, TEMOS UM RECADO: A ONG BICHO DO MATO ESTÁ COM SUA SEDE EM UM BARRACÃO NA RUA EMILIO LIZIEIRO 120 EM MINEIROS DO TIETE ( proximo ao banespinha ) -VC PODE ENCAMINHAR MATERIAL RECICLÁVEL, LIXO ELETRONICO, PILHAS E BATERIAS DE CELULAR, NESSE ENDEREÇO. APOIAMOS A ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLAVEL QUE ESTA COM A GENTE. SEPARE EM SUA CASA O LIXO RECLICLÁVEL( PLÁSTICO, PAPELÃO, METAIS, LATAS DE ALUMINIO, CAIXAS DE LEITE ETC ) DO LIXO ORGANICO E APÓS O SERVIÇO PUBLICO RETIRAR O LIXO COMUM, (ORGANICO), DEIXE NA SUA LIXEIRA, EM FRENTE A SUA CASA O MATERIAL RECICLÁVEL , NÓS DA ONG E A NATUREZA AGRADECEMOS.

veja nossa pagina na internet,para isso, copie e cole no seu navegador…

http://www.flickr.com/photos/44878849@N06/

e

http://www.paroquiamineiros.com.br/ongbichodomato.html

SE VOCE AMA NOSSO PLANETA, ACREDITA QUE DEVEMOS TRABALHAR PARA TORNA-LO MELHOR E APRECIA TRABALHO VOLUNTÁRIO, AQUI É O SEU LUGAR – SEJA BEM VINDO !!!

NÓS AMIGOS AQUI DE MINEIROS DO TIETÊ, COM UM OBJETIVO COMUM, RESOLVEMOS UNIR FORÇAS PARA PROMOVERMOS AÇÕES CONCRETAS CONTRA A DESTRUIÇÃO CAUSADA PELA AÇÃO DO HOMEM E SUAS MANEIRAS IRRESPONSÁVEIS DE PRODUZIR RIQUEZA MATERIAL.

PAUTADO NISSO, FUNDAMOS O MOVIMENTO DE AÇÃO AMBIENTAL – ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL “BICHO DO MATO” OU SIMPLESMENTE ONG BICHO DO MATO. ACREDITAMOS QUE SE CADA PESSOA PUDER FAZER UM POUQUINHO, TODOS OS DIAS, TRANSFORMAREMOS NOSSO PLANETA NUM LUGAR ONDE SEJA POSSÍVEL MORARMOS EM PLENO RESPEITO E EQUILIBRIO COM A NATUREZA.

VENHA VC TAMBÉM FAZER PARTE, SAIA DA INÉRCIA, SEJA VOLUNTÁRIO, JUNTE-SE A NOS,

NOSSAS ATIVIDADES BASEIAM-SE NO MOMENTO EM REFLORESTAR NOSSAS MATAS CILIARES, PROTEGER NOSSOS MANANCIAIS, RECOLHIMENTO DE BATERIAS/PILHAS DE CELULARES, ENCAMINHAMENTO À RECICLAGEM , ORIENTAÇÃO NAS ESCOLAS E CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE DESSA NECESSIDADE.

SOMOS MANTIDOS
EXCLUSIVAMENTE COM NOSSAS CONTRIBUIÇÕES VOLUNTÁRIAS, SOMOS TODOS

Amo a iniciativa do Banco Real hj Santander, as baterias que descartamos em casa tenho levado até o papa-pilhas desta idonea empresa, mas acho que poucas pessoas sabem disso, eu como cidadã consciente e síndica de um condomínio, gostaria de colocar um papa-pilhas aqui no meu condomínio e divulgar para as pessoas de meu bairro como um local de coletas é um bairro populoso porem longe do centro onde se encontra os papas-pilhas.Por favor alguem pode me orientar como e o que devo fazer pra colaborar com a natureza aqui no meu bairro?
Não tenho site, só Email e orkut!
Vera

Sou coordenador de projetos da ONG João de Barro na cidade de ITU-SP e gostaria de implantar o papa pilhas na minha instituição, já coletamos este tipo de material mas tenho dificuldade na destinação e rastreamento do mesmo; procuro um destino para que possamos estar enviando nossas pilhas e baterias. Hoje nós coletamos em torno de 600 litros/semana de óleo de cozinha que tranformamos em biodiesel e 5 toneladas/mês de plásticos diversos e caixinhas de leite.
Falta-nos apenas um destino para pilhas e baterias, pois já somos referência na região de descarte ecológico.
Também temos um grande trabalho social oferecendo 14 cursos gratuitos a comunidade, atendendo cerca de 800 alunos de todas as faixas de idade.
Obrigado, E. Mauricio
blog: edmauricio72@blogspot.com

Olá, tudo bom?
Então estou fazendo uma monografia sobre a reciclagem de pilhas e baterias e gostaria de informações de quem entende bem sobre o assunto, qualquer informação seria bem vinda.
Obrigado.

Em 2009 postei neste blog sobre uma idéia de coleta de pilhas e baterias em meu condomínio, e a boa receptiviade que tive. Fiquei muito feliz ao ver nas postagens seguintes, quantas pessoas conscientes comungam com minha idéia, a maioria perguntando onde e como fazer essa coleta.
Ontem, para meu desapontamento, saí com uma sacola com mais de 200 pilhas e não encontrei a caixa coletora no Banco Santander, sucessor do Real. alguém sabe me informar o que houve? Podem, ianclusive acessar meu e-mail: ccceleste@gmail.com

bom dia!!

ola gostaria de saber mais sobre esse assunto posso ganhar dinheiro com pilhas e baterias de celular?????

sou da paraiba
email: pewpb@hotmail.com

EU QUERO FAZER A COLETA DE PILHAS E DELAMPADAS EM MINHA CIDADE.
POREM QUERO GANHAR DINHEIRO COM ISTO COMO FAZER ISTO??

olá!!
eu e minha turma estamos montando um projeto exatamente sobre a coleta de pilhas, sou de angra dos reis, e gostaria de saber se tem como o papa pilhas ajuda no nosso projeto, ou pelo menos nos dar informações e ajuda para o destino destas pilhas

muito bom este site!!
obrigado!!

descarte correto é bom para futuro

moro em um condominio gostaria de instalar o papa pilha e bateria de celulares como procedo e se nesse caso e revertido algum valor para o local 11 89204574

Muito bom artigo!!!

valeu ajudou mto …valeu mesmo…..FUI…

Boa tarde.

Quero abrir uma empresa de logistica reversa de pilhas e baterias em minha regiao, Gostaria de saber como faço para ganhar com isso, para onde mandar, e quem me paga e quanto paga por isso, fico no aguardo

Gostaria de adquirir um coletor de pilhas e baterias para colocar no Condomínio onde moro e sou síndica.
Vocês teriam algum endereço em Piracicaba/SP ?
Obrigada

minha pesquisa que vai ser um debate foi um sucesso ! gostei muito desse site e também gostei muito das informações que esse site contem !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Boa tarde.

Gostaria de saber quem compra pilhas, baterias de celular e lampadas florecentes ??

Sou presidente do Lions Clube de Aporé-GO recén fundado e gostarei de implantar a idéia do papa-pilhas.
Como faço para participar como ponto de coleta e depois como farei para armazenar até o momento de dar o destino final dos produtos?
Por favor enviem informações inclusive do local que devemos entregar as pilhas após a coleta.

Grato

Márcia

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)