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Europa quer reforma das leis ambientais brasileiras

GENEBRA – A Europa quer uma reforma nas leis ambientais brasileiras que limitam as importações de pneus recauchutados até outubro, ameaçando aplicar retaliações contra os produtos nacionais exportados se nada for feito. Ainda nesta semana, a Organização Mundial do Comércio (OMC) irá anunciar qual será o prazo que o Brasil terá para modificar suas leis. O Itamaraty defende que a modificação da lei ocorra apenas no final de 2009.

No início do ano, a OMC decretou que a forma pela qual o Brasil impedia a entrada de pneus recauchutados era uma violação às regras internacionais. O uso de motivos ambientais para impedir a importação não seria o problema. Mas sim a forma pela qual o Brasil estava aplicando a restrição.

O Itamaraty alegava que as barreiras eram formas de garantir que “lixo” não fosse exportado para o Brasil, com repercussões para saúde e meio ambiente. Mas os exportadores alegam que a medida era apenas mais uma iniciativa protecionista.

A OMC concluiu que o País estava fechando suas portas aos produtos europeus, enquanto permitia a importação dos demais países do Mercosul. Tal prática foi classificada como discriminatória pela OMC. Além disso, a OMC pediu que as liminares dadas pela Justiça para os importadores sejam interrompidas, já que criam incertezas no mercado.

O Brasil tem agora duas opções: ou fecha completamente seu mercado a todos os parceiros comerciais ou abre a todos, evitando discriminações. Seja qual for a saída, o Brasil pede que 21 meses sejam dados como prazo. O calendário está sendo contado a partir de janeiro, quando a condenação foi anunciada pela OMC.

Os europeus defendem que a opção adotada pelo Brasil seja a de abertura total de seu mercado, algo que os ecologistas e o Ministério do Meio Ambiente são contra. Já o Itamaraty acena para medidas que simplesmente fechariam todo o mercado e alertou que continuará a aplicar uma política ambiental. A OMC ainda decidiu que o Brasil tem o direito de impor barreiras por motivos ambientais, o que foi considerado como uma vitória para o governo e foi duramente criticado pelos europeus.

Em primeiro lugar, o Brasil terá de acabar com as liminares dadas pela Justiça que ainda permitem a entrada de pneus por certos importadores e impedem a consistência da barreira. A segunda medida exigida pela OMC é de que o tratamento diferenciado para o Mercosul seja eliminado. O Brasil prevê duas alternativas: bloquear as importação de Mercosul ou liberar o comércio de todos. O governo argumenta que as barreiras têm motivos ambientais e de saúde, mas terá de convencer tanto seus parceiros regionais como os juízes do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Bruxelas deixou claro que espera que a opção do Brasil seja a abertura total de seu mercado. “Essa é a forma mais rápida para acabar com a discriminação”, afirmou a UE. Bruxelas ainda diz que o Brasil não deve optar por fechar completamente seu mercado aos bens dos Mercosul e que existem formas mais eficientes para lidar com os mosquitos criados pelos pneus abandonados.

Prazo

Para os europeus, a abertura do mercado poderia ser decretada até outubro. A OMC irá anunciar qual será o prazo que será dado ao Brasil. Se optar pelo argumento europeu, a OMC deixará o País em uma situação complicada. Isso porque, se o Brasil não cumprir as determinações da OMC dentro do prazo estipulado, a Europa poderá iniciar procedimentos para adotar sanções comerciais contra o País.

A esperança do Brasil é de que o prazo anunciado seja mais próximo ao seu pedido, de final de 2009. Tradicionalmente, a OMC opta por decisões salomônicas nesses casos, o que na prática daria ao País até meados do primeiro semestre de 2009 para resolver a situação e evitar a retaliação.

Fonte: O Estado de São Paulo
Por: Jamil Chade

Veja também:

Minc defende proibição de importação de pneus usados pelo País.
STF faz audiência sobre importação de pneus usados.




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Comentários

Esse assunto esta muito confuso, não sabemos a realidade dos fatos que gerou esse problema, mas se bem me lembro, isso tudo começou quando o Brasil descobriu os pneus REMOLDADOS ” REMOLDS” e eu trabalhei com esses pneus, eles chegavam muito barato ao País, é uma forma de recapagem…mas muito mais aperfeiçoada…

As indústrias de pneus novos fizeram muito lob para que isso fosse acabado, dificultado, exterminado…o fato é que os pneus remoldados são em sua grande maioria muito bons e muito…mas muito mais barato, por ser evidentemente recapados…

Mas no alge da discussão, é preciso que se diga que esses pneus remoldados ja não estavam tanto compensatórios assim para nós consumidores, pois a ganância começava a mostrar suas garras, os revendedores começaram a colocar a lei de JERSON em ação, dessa forma fica difícil, os revendedores, empresários do setor precisam ter consciência de que estamos no século 21, e não iremos colocar em nossos carros pneus remoldados e/ou recapados com uma diferença apenas simbólica dos pneus novos, isso é obvio.

Acho que devemos sim entrar em entendimento com a união européia tanto quanto ao mercosul e/ou qualquer País com relação a essa assunto, e espero que se isso se concretizar, o governo brasileiro fique de olho no preço desse pneus REMOLDADOS…pois não podem usar da ganância para nos extorquir, o preço deve ser compensatório, como no início…chega da lei de JERSON.

O Brasil tem tudo para ser um dos paises ditos 1º mundo, aqui temos tudo, 20% de toda biodiversidade do planeta esta aqui, a nossos pés, 12% de toda água potável do planeta esta aqui a nosso alcance…mas estamos eliminando essa biodiversidade pouco a pouco, estamos poluindo e deteriorando nossas águas, desse jeito não seremos jamais um dos ditos…1º mundo, é preciso mudar o conceito, a cultura do desperdício, da corrupção, da troca de favores etc, quando formos realmente um país justo e sério na fiscalização de nossos bens ambientais, certamente caminharemos para o topo.

Na verdade, as coisas não são tão difíceis, as pessoas é que as cumplicam, cabe ao governo ditar as normas, não ditatoriamente, mas em conformidade com a nação, chegar a um denominador comum e dizer…isso será assim, funcionara assim, e pronto..muito fácil, e quem não cumprir, ser banido da atividade e arcar com as consequências…é muito fácil.

Tem mais uma coisa que quero deixar aqui epigrafado para que todos vejam e saibam…ja passou da hora de pararmos com o petróleo como combustível, pelo menos em carros pequenos, pois sabemos que é esse combustível que esta poluindo o planeta e nos matando gradativamente com seus gases tóxicos que são efeitos cumulativos, ja existem carros movidos a ” AR COMPRIMIDO ” … isso mesmo meu povo…CARROS MOVIDOS A AR COMPRIMIDO, onde você jamais encostara novamente num posto de combustível para reabastecer seu carro, pois eles são alto suficientes e mais…o protótipo custa hoje setembro de 2008, em média 15 mil dólares…e se feito em escala certamente sairia ali por 10 mil dólares…

quem quiser ver o carro movido a ar comprimido, onde além de não poluir..POLUIÇÃO ZERO…ele ainda akuda a purificar o ar…isso é ficção…?…não meus amigo..conheçam aqui esse carro: http://institutoecologico.blogspot.com/ tem vários modelos, e um deles foi o repórter Cezar Trailer da rede globo que fez a matéria…como veem…tem jeito…é só querer.

Valdecy Martins
presidente do IBEMA – Instituto Brasileiro da Ecologia e Meio Ambiente
http://www.ibema.org.br
http://institutoecologico.blogspot.com/
55.+.11.7187.4489

O ser humano terá muito a que mudar e o primeiro passo, é deixar a ganancia de lado e a comodidade, e outro elemento primordial é a valorização da vida e os valores humanos. As faculdades estão formando cidadões cada vez mais voltado para o capitalismo, onde buscam o crecimento intelectual a qualquer custo.

Não consigo entender até agora o porque paises europeus tenham que dar pitácoras em nosso país, se o nosso país não possa ser fazer algumas modificaçoes por conta própria e qual o motivo para quererem tanta breviedade para tais mudanças. E o que estão fazendo para que tais mudança não sejam feitas agora neste momento.
E por favor, façao coisas que possam melhorar no nosso ambiente e nao porque europeus estão mandando.Bolas será que temos que pretar contas a europeus.

Ao ler a reportagem tive a impressão de que as barreiras estão corretas e que o único propósito é de proteger nosso meio ambiente e prevenir contra doenças. Mas, depois de ler as considerações feitas pelo Valdecy fiquei me perguntando quais as reais intenções, quais os INTERESSES IMPLÍCITOS, por parte do GOVERNANTES, dos FABRICANTES DE PNEUS NOVOS, dos EUROPEUS…

No meio deste “jogo político” ficamos nós…

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