Créditos de Carbono

Os Créditos de Carbono são certificados gerados por projetos que, comprovadamente através de metodologias, reduzam ou absorvam emissões de gases do efeito estufa. Os compradores destes créditos são empresas ou governos de países desenvolvidos que precisam alcançar metas (instituídas pelo Protocolo de Quioto, pela própria empresa ou outros programas) de redução destas emissões, e os vendedores são diversificados dependendo do país de origem do projeto.

De acordo com o país de origem ou do esquema em que são negociados os créditos, eles podem ter várias formas (todos equivalentes a uma tonelada de dióxido de carbono reduzida):

- RCEs (Reduções Certificadas de Emissões) Certificados resultados de projetos de MDL.

- ERUs (Emission Reduction Units – Unidades de Redução de Emissões) Certificados resultantes da Implementação Conjunta.

- AAUs (Assigned Amount Units – Unidades de Quantidades Atribuídas) Quantidade de gases do efeito estufa que cada país do Anexo B do Protocolo de Kyoto pode emitir durante o primeiro período de compromisso. Podem ser negociadas.

- EUAs (European Union Allowances – Permissões da União Européia) Unidade negociável sob o esquema de comércio de emissões da União Européia.

- VERs (Verified Emissions Reduction – Reduções Verificadas de Emissões) Certificados resultantes de projetos negociados no mercado voluntário de carbono.

- VCS (Voluntary Carbon Standard) Um dos padrões para desenvolvimento de projetos voluntários (ver VCS).

As quantidades de toneladas de CO2 ou outros gases economizadas ou seqüestradas da atmosfera são calculadas por empresas especializadas de acordo com determinações de órgãos técnicos da ONU (no caso do Protocolo de Quioto). Por exemplo, uma tonelada de óleo diesel trocado por biodiesel gera o direito a 3,5 toneladas de créditos. Um hectare de floresta de eucalipto absorve por hectare, por ano, 12 toneladas de gás carbônico. Um grande aterro sanitário que capte o metano e o transforme em eletricidade, pode ter o direito a milhões de toneladas de créditos por ano (Dados do Jornal do Meio Ambiente).

Por Fernanda B Müller, CarbonoBrasil.
Exemplo de projetos:

• Holanda financia usina elétrica movida a biomassa, com potencial de 8 MW de energia gerada a partir da queima da casca de arroz no Rio Grande do Sul. A Bioheat International (trader holandesa) negociou os créditos de carbono com a Josapar e com a Cooperativa Agroindustrial de Alegrete no valor de cinco dólares por tonelada de carbono. A Holanda é país integrante do Anexo 1 da Convenção e pretende atingir metade das metas de reduções internamente e a outra metade no exterior (www.diariopopular.com.br, 2004);

• Projetos de aproveitamento do gás metano liberado por lixões das empresas: Vega, de Salvador (BA), e Nova Gerar, de Nova Iguaçu (RJ). O gás metano é canalizado e aproveitado para gerar energia, deixando de ser liberado na atmosfera naturalmente pela decomposição do lixo. Apesar do gás ser o metano, a redução de emissões é calculada em dióxido de carbono: 14 milhões de ton de CO2 em 16 anos para a Vega  e 14 milhões de ton de CO2 para a Nova Gerar em 21 anos. Esses dois projetos são oficialmente os dois primeiros aprovados pelo governo brasileiro sob as regras do MDL (www.oestadao.com.br, 2004);

• Projeto Carbono Social, localizado na Ilha do Bananal (TO), esse projeto reúne as qualidades de seqüestro de carbono em sistemas agroflorestais, conservação e regeneração florestal com enfoque principal no desenvolvimento sustentável da comunidade. A princípio o projeto não pretendia reivindicar créditos de carbono e foi financiado pela instituição britânica AES Barry Foundation e implementado pelo Instituto Ecológica. A meta inicial de conservação do estoque e seqüestro de carbono era de 25.110.000 ton de C em 25 anos, mas pela não concretização de parcerias esse estoque de C foi drasticamente reduzido( Fixação de Carbono: atualidades, projetos e pesquisas, 2004; Carbono Social, agregando valores ao desenvolvimento sustentável, 2003);

• Projeto Plantar, primeiro projeto brasileiro do Fundo Protótipo de Carbono. Com cunho comercial, essa empresa de reflorestamento nasceu com incentivos de plantação de eucalipto no fim dos anos sessenta  e mais tarde para aproveitar a matéria prima entrou para o setor siderúrgico. Seus créditos são provenientes da substituição de uso do carvão mineral para vegetal, melhoria dos fornos de carvão pela redução da emissão do metano e reflorestamento de 23.100 hectares com eucalipto, totalizando 3.5 milhões de ton de C.

Fonte: Carbono Brasil – www.carbonobrasil.com

Leia também: Instituto critica neutralização de CO2 e lança programa de conscientização ambiental.




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Bom dia, queria a gentileza de me informarem quem posso
fazer contato sobre venda de credito carb.de matas naturais em MS e MT , agrdeço AMN.

Sou genrro de prefeito municipal, tenho interesse de transformar o aterro sanitários em produção de créditos de carbono, como faço??
Gostaria de saber como faço para registrar os créditos de carbonos de fazendas com matas naturais. Saber, também, como faço para reunir uma região(várias fazendas), para fazer uma cooperativa de produção de créditos de carbono.

Boa Noite!!
Gostaria de saber como posso registrar os créditos de carbono de áreas com matas naturais e, também, como faço para reunir várias áreas, organizando uma cooperativa de produção de créditos de carbono, como formas de gerar renda extra a pequenos/médios produtores.
Obrigado
Atenciosamente
Roberto

Gostaria de saber as florestas que mais absorvem o CO², obtendo assim mais créditos de carbono por hectares, e também como negociar esses créditos e qual o valor médio de um crédito de carbono. Se todos os países levarem a sério o acordo de Kyoto, que devagar pode ainda ser melhorado, acho que podemos tornar o “efeito estufa” mais brando.

Bom dia!!
Como posso saber informações para transformação de aterros sanitários em produção de créditos de carbono.
Gostaria de adotar essa pratica em minha cidade.

Sou conhecedor da atividade,e gostei muito das informações aqui descritas.Estaamos em parceria com Empresa do ramo de projetos,com alguns projetos prontos e outros em andamento;diante da grande demanda,esta atrasando as cocnclusões de projetos.Estou a procura de outras empresas do ramo,para estabelecer parcerias.
Ficarei muito grato se puderem me ajudar.
Fico no agurado;

Bom dia, tenho uma grande área de eucalipto plantada, e também tenho uma indústria de beneficiamento de arroz e queria fazer uma parceria na queima de casca de arroz pra gerar energia e também trasformar isso em crédito carbono tanto na área plantada como na indústria, quero uma ajuda no projeto e venda dos créditos carbonos.

Sandro Oliveira
051 84438696

Bom dia,
Gostaria de saber como posso registrar os créditos de carbono?

Ivana

Tenho uma propriedade com três igarapés sendo 01 nascente e muita madeira de lei no terreno que moro, gostaria de saber como fazer um projeto para venda de carbono e onde vendê-lo, pois onde moro deverá virar area de conservação ambiental.

Gostaria de saber como fazer um projeto para venda de carbono e onde vendê-lo? Como negociar esses créditos e qual o valor médio de um crédito de carbono.Gostaria de saber como faço este projeto ou se existe empresas que façam estes projetos.

Muito interessante esse artigo sobre os creditos de carbono.
Confesso que antes de lê-lo não tinha idéia de que existiam os creditos de carbonos e achei muito legal mesmo!!

Solicito informações sobre a compensação ambiental/financieira, por reserva natural de 5.500 hectares no Estado de Minas Gerais, município de São Romão. Já que há lei municipal impedindo o desenvolvimeto sustentável da citada propriedade e os impostos incidem normamalmente, ou seja, custo social/ambiental bancado pelo proprietário, não pelo Estado, que não pode produzir.

Como fazer para registrar e vender créditos de carbono, pois possuo uma propriedade de 40 ha, sendo mais de 30 de floresta nativa, sendo eesa parte improdutiva e incidindo os impostos normalmente.

solicito informaçoes para conhecer alguns projetos de sequestro de carbono em lixoes de aproximadamente 350 mil toneladas de lixo organico dia
e se e posivel fazer o sequestro de creditos de carbono em uma plantação de 40 mil hectare
atenciosamente
adalberto roure

Gostei, mas ficaram algumas dúvidas, gostaria se possível que vocês me esclarecessem. Quem pode emitir o certificado? Como consigo negociar este crédito? Como poderia fazer para eu mesmo emitir o certificado? Pois sou Dr. em Recursos Naturais e Uso da Terra (UFLA-MG) e tenho interesse em abrir uma empresa neste seguimento, poderia ser até através de parceria ou mesmo franquia. Aguardo retorno, obrigado

tenho uma propriedade de 1.500 hectares, no estado de Mato grosso, sem qualquer desmatamento, gostaria de saber se posso vender o crédito de carbono, para manter a fazenda como está.

Gostaria de obter informações/indicações sobre empresas/cooperativas de produção em Mato Grosso e/ou no Centro Oeste que desenvolvem projetos com creditos de carbono. O interesse justifica-se pelo tema de dissertação de de mestrado pertinente ao meio ambiente.
Atenciosamente,
José A. de Souza

Gostaria de obter informação como devo proceder para vender creditos de carbono de um terreno de 1.000 hectares na Bahia de eucaliptos/pinus
Atenciosamente
C.L

Prezados, temos aqui em nossa cidade 4000 agricultores que possuim na sua maioria nascentes de agua em seu terreno.A preservação e recuperação destas nascentes pode gerar creditos de carbono para os agricultores?

Gostaria de saber se posso vender credito de carbono de area de mata nativa? E com quem posso desenvolver projeto?
E qual a rentabilidade por hectar ao ano?
Des de ja agradeço

Temos 1 milhão e 200 mil Ha de mata virgem,no amazonas, queremos preservar. Ha como vender creditos de caborno mediante projeto MDL? Obrigado, Reinaldo

Gostaria de saber como e quem faz os projetos de credito de carbono? E como é feita a venda e os preços do credito de carbono?
Atenciosamente
Luiz Augusto Cervigne Rosa

Olá pessoal
É a primeira vez que leio este site.
Sou estudante , e faço curso ligado ao meio ambiente.
Gostaria de receber informações de tudo ligado ao meio ambiente.
O que está acontecendo etcc..
Obrigada
Bom dia
Angelita M.Lopes

Boa tarde, pessoal estou fazendo uma monografia sobre contabilidade ambiental e gostaria de fazer um estudo de caso sobre alguma propriedade que receba incentivos financeios por conta de estar preservando alguma area de floresta ou nascentes de rio, queria fazer um comparativo entre o que a mesma ganharia com sua atividade normal e o que ganha participando destes projetos, se alguem tiver algum contato que possa me ajudar me mande um fazendo um grande favor moro na Cidade de Rondonópolis/MT e estudo na UFMT, caso alguem possa me ajudar me encaminhem um e-mail para luciomar@gmail.com ou luciomar.souza@bomfuturo.com.br.

Gostaria de saber como posso participar de projetos de venda de carbono, se podem ser usadas matas nativas? Ou se podemos usar espaços para platar mais.

Ola, bom dia

Gostaria de saber se voces podem me ajudar a respeito do calculo para crédito de carbono e a minha pergunta segue abaixo:

Preciso saber quanto de área em m² de mata é preciso para ter uma tonelada de co2??

Por ex.: tenho 400.000m² de área de mata nativa…. como saberei o que ela representa??

Grata,

Marici

Como fazer para registrar ou vender créditos de carbono, pois possuo uma propriedade de 10.000 ha, floresta nativa, norte do estado do amazonas…

Gostaria de saber se posso vender credito de carbono de area de mata nativa? E com quem posso desenvolver projeto?
E qual a rentabilidade por hectare ao ano, tenho uma área de 10.000 ha, norte do amazonas…
Desde ja agradeço

Quem tiver terras acima de 10 mil hectares georreferenciada com documentação completa nos compramos ou fazemos paraceria. Tenho pouco tempo para levantar estas terras, a area será preservada é para crédito de carbono.

contato:robsonpn@hotmail.com

Também gostaria de saber como registrar e vender créditos de carbono de mata nativa (reserva). Como e onde posso desenvolver tais projetos e qual a rentabilidade.

A proposta é muito boa o acesso a ela que é difícil, aqui no nosso estado (Pará) pouco se fala. Aqui a pressão ambiental é muito grande, mas projetos que possam mostrar outras alternativas de renda sem desmatar como sequestro de carbono nem se fala. Gostaria de receber informações sobre o tema e como conseguir!!!

Boa tarde,estou instalando um biodigestor no meu sítio na criação de suinos , gostaria como e onde me cadastrar para obter este crédito de carbono.
gostaria de uma orientação.
desde de já meu muito obrigado e aguardo um retorno breve.

[...] Créditos de Carbono | Revista Meio Ambiente [...]

possuo uma fabrica de reciclagem plastica.posso obter estes creditos ou ele se limita a determinadas areas.e se posso conseguir como faço para obte-los.obrigado.

Olá Tenho uma area de reserva florestal legalizada, gostaria de saber como obter créditos de carbono e valores.
obrigada

Porque plantar eucalipto não é uma madeira nativa do brasil e segunda detona o solo e o lençol fréatico?

olá tudo bem, a todos que fizeram seu comentario, venho lhe informar que a nossa empresa compra, sequestra credito de carbono e fazemos investimento na sua area pra diminuir a emissão do efeito estufa p, que não poluem mais a floresta amazonica, credito de carbono a nova moeda global. contato:9182098862

Temos uma grande fazenda anexa ao resort onde platamos eucalipto e processamos briquetes para queima e produção de enegia em nossas caldeiras. Este briquetes naturais, substituem com eficiencia o carvão mineral. Podemos nos encaixar nas normas da MDL e receber créditos de carbono?

Como fazer para registrar e vender créditos de carbono, pois possuo uma propriedade de 45 ha, sendo toda floresta nativa.

gostaria de saber como faço para vender estes creditos de carbono pois tenho em minhas terras 46,80 ha de eucalipto e acacia mangium e mais 48,4ha de reserva legal

gostaria de saber se eu coletar oleo de cozinha atraves de minha empresa, me geraria creditos de corbono, se não como deveria proceder para adquiri-los?

qual documentação necessaria e o valor $ avaliativo por um alqueire por área protegida .

Gostaria na verdade de saber maiores detalhes à respeito deste novo mercado “Crédito” de carbono, e como comercializar? valor de compra e venda? e quem efetivamente poderá comprar? forma de pagamento, que tipo de projeto precisa ser apresentado. enfim, como na verdade funciona este mercado? visto que já há alguns anos por conta dos problemas ambientais que deparamos todos os dias, aliado ao próprio rigor da Lei e da preocupação da humanidade em geral, vejo um mercado com futuro promissor. Mais como posso entrar e atuar neste mercado? Sendo assim, peço gentilmente esclarecimentos e maiores detalhes à respeito.
Obrigado. Joceir.

Trabalho na Prefeitura de Pará de Minas-MG, gostaria de saber como o Município deve proceder para arrecadar créditos de carbono.Temos atero sanitário, galpão de material reciclável, esse assunto é de interesse do Assessor Técnico do Secretário de Planejamento.

Sou possuidor de uma área rural com 19 milhões de m2 (Serra da Bocaina-70% de MataAtlântica) gostaria de negociar o crédito carbono, ICMS verde se possível, solicito informação no sentido a quem procurar, a forma de projeto, e outras informações que possam me ajudar.
Sds
Juarez

OLA AMIGOS,VEJO QUE NAO TEM NINGUEM APTO A DAR INFORMAÇÕES SOBRE COMO INICIAR DO MERCADO DE CRÉDITO DE CARBONO!
APOS O PROTOCOLO DE kYOTO, FICOU DETERMINADO DE TODO PROJETO EU DISSE PROJETO APROVADO E DEVIDAMENTE REGISTRADO, PODERÁ SER COMERCIALIZADO COM NAÇÕES POLUIDORAS COMO CHINA, ESTADOS UNIDOS E ENFIM MUNDO TODO, VOLTANDO AO ASSUNTO APÓS ELABORAR PROJETO E REGISTRA-LO: A CONTA E ESSA:

Uma tonelada de CO2 equivalente corresponde a um crédito de carbono.

O CO2 equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas do GEE pelo seu potencial de aquecimento global. O potencial de aquecimento global do CO2 foi estipulado como 1. O potencial de aquecimento global do gás metano é 21 vezes maior do que o potencial do CO2, portanto o CO2 equivalente do metano é igual a 21. Portanto, uma tonelada de metano reduzida corresponde a 21 créditos de carbono.

Potencial de aquecimento global dos GEE:

CO2 – Dióxido de Carbono = 1
CH4 – Metano = 21
N2O – Óxido nitroso = 310
HFCs – Hidrofluorcarbonetos = 140 – 11700
PFCs – Perfluorcarbonetos = 6500 – 9200
SF6 – Hexafluoreto de enxofre = 23900
PRINCIPAL COMPRADOR HOJE:

O Mercado resultante tem o nome de Regime Comunitário de Licenças de Emissão da União Europeia.

As permissões de emissões das diferentes indústrias podem ser negociadas entre elas. Créditos obtidos a partir de projectos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) também podem ser usados para diminuir partes das emissões.
CASO ALGUEM NECESSITE DE ORIENTAÇÃO MANDA EMAIL QUE TEREMOS PRAZES EM AJUDA-LO

P.S. OTIMO NEGOCIO

Olá,
Vi muitas interrogações sobre crédito de carbono. realmente
há interesses diversos sobre o assunto, tanto na linha preservacionista como também de aproveitamento financeiro, para proveito próprio ou para toda a humanidade, principalmente para que nossos netos tenham o planeta pelo menos como o temos hoje. Tenho uma área no baixo pantanal, natureza linda e conservada. Como encaixá-la num projeto de crédito de carbono?
Rone Teixeira Campo grande ms 15 de 10 de 2010

PREZADO SR. URQUIZA
GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES E DEMAIS ORIENTAÇÕES ACERCA DO MERCADO DE CARBONO, COMO INICIAR E PROCEDER PARA A GERAÇÃO DE PROJETO E FINALMENTE A VENDA DESTES CREDITOS.
atte,
marcos

Boa tarde, estou interessado no assunto, gostaria de saber se há um valor fixo para o crédito de carbono e também se é possível informar onde buscar mais informações a respeito de como e onde cadastrar esses créditos, iniciar um projeto e vender.
Obrigado!

Marco Antonio

este tipo de negócio que passa a ser, não é só assim e tarará, o comprador passa não só responsavel pela compra como cumplice caso venha a ser concretizado, é um controle de balança , de que a qualquer momento vire cinzas um mar , então para as concretizações tem de ser balancada a longo e indeterminavel tempo.

Boa Noite!!
Gostaria de saber como posso registrar os créditos de carbono de áreas com matas naturais e Gostaria na verdade de saber maiores detalhes à respeito deste novo mercado “Crédito” de carbono, e como comercializar? valor de compra e venda? e quem efetivamente poderá comprar? forma de pagamento, que tipo de projeto precisa ser apresentado. enfim, como na verdade funciona este mercado?pois possuo uma propriedade de 10.000 ha,desmatada no estado do góias

Caro Andre Urquiza,
Obrigada pelas informações sobre o assunto credito de carbono. Temos interesses em saber mais, contudo, vc se esqueceu de colocar seu e-mail. Por gentileza, passe para nós. O nosso é gadesam_ong@yahoo.com.br. Grata. Maria Jose Belém

Boa noite,
Gostaria de saber se o cerrado pode gerar credito de carbono? e qual o minimo de area por hectare que pode receber credito de carbono? Area plantada com eucalipto
tem um credito maior?

Gostaria de saber se posso vender credito de carbono de area de mata nativa? E com quem posso desenvolver projeto?
E qual a rentabilidade por hectar ao ano?
Des de ja agradeço

Gostaria na verdade de saber maiores detalhes à respeito deste novo mercado “Crédito” de carbono, e como comercializar? valor de compra e venda? e quem efetivamente poderá comprar? forma de pagamento, que tipo de projeto precisa ser apresentado. enfim, como na verdade funciona este mercado? visto que já há alguns anos por conta dos problemas ambientais que deparamos todos os dias, aliado ao próprio rigor da Lei e da preocupação da humanidade em geral, vejo um mercado com futuro promissor. Mais como posso entrar e atuar neste mercado? Sendo assim, peço gentilmente esclarecimentos e maiores detalhes à respeito.
rogerio estefan

Amigos, também possuo interesse na venda e compra de crédito de carbono, gostaria de mais info’s.
Andre urquiza peço que me mande um e-mail informando como proceder!
obrigado.

Aos demais, para venda deve ser mata plantada e não nativa!

Gostaria de saber se a reciclagem de papel e papelão, se enquadram nos critérios de não emissão de GEE.
Quanto seria necessário em toneladas de papel (respeitando a qualidade do mesmo) a ser reciclado para equivaler a um credito de carbono, uma vez que papel reciclado significa mais arvores em pé(produzindo oxigênio) e menos biomassa nos aterros sanitários(produzindo GEE).
Desde de já, grato a quem possa me ajudar.

pedro merino

Olá Boa Noite.
Gostaria de falar com duas pessoas.Primeiro com o Sr REINALDO GONZALEZ e Segundo com o Sr HÉLIO COSTA de PAIVA ambos tem terras que podem receber credito de carbono

Eu Telles Filho em parceria com outros amigos somos consultores ambiental e trabalhamos com ( CREDITOS DE CARBONOS ) Gostaria de manter contato
Os meus Tel são estes Salvador – Bahia ( 71 ) 9999 2331 – 9242 7523 – e-mail tellesfilho@hotmail.com

Olha pra vc ter uma edeia, quanto custa! Mil Ha de terra custa aprocimadamente Três Milhões e meio de Reais

Boa tarde, sou engenheiro agonomo estou comecei a trabalhar com plantio de eucalipto e gostaria de saber como fazer para registrar e receber o certificado de sequestro de carbono.
Obrigado
Att. Rafael

Tenho uma área de 800 ha no Estado do Amazonas a 200 Km da divisa com o Acre não explorada e com todas as Certidões Negativas e Registro em Cartório, como posso comercializar a venda desta área para Créditos de Carbono?

Comentário do Andre Urquiza em 2 de outubro de 2010 informa a necessidade de aprovar e registrar um projeto, inicialmente. Gostaria de saber onde e para quem devo apresentar um projeto com essa finalidade, para aprovação e registro?
Existe um formato pré-definido? Qual é?

Empresa Brasileira traz solução mundialmente inovadora para empresas que desejam neutralizar suas emissões dos gases de efeito estufa:

Sustentabilidade, e atitude verde se convergem em investimento financeiro com a nova solução ambiental da Green CO2

A empresa de Projetos Ambientais Green CO2 apresenta um novo serviço na área de sustentabilidade ambiental, onde oferece uma solução voltada à aplicação para qualquer segmento de mercado e que poderá ser atrelada às ações de marketing destes clientes de modo que além da questão ambiental proposta, traz um diferencial ímpar: A ação deixa de ser um custo para o cliente e passa a ser um investimento.

Trata-se da neutralização das emissões dos gases de efeito estufa emitidos pelas atividades da empresa que neutraliza suas emissões, onde de acordo com as tendências internacionais, a empresa passa a ser CARBONO NEUTRO e isso a colocará nos mais elevados patamares de consciência sócio ambiental, proporcionando enorme visibilidade junto à mídia, clientes e formadores de opinião, demonstrando uma elevada capacidade de entender e se adequar às modernas causas globais de modo efetivo e com resultados onde seus clientes além de perceberem como um ato de gestão moderna e atualizada, demonstra responsabilidade social e ambiental com grande destaque, o que certamente promoverá um grande diferencial perante seus concorrentes.

Com a proposta de possibilitar com que mais empresas possam neutralizar suas emissões dos gases de efeito estufa, a Green CO₂ desenvolveu uma solução inovadora e que torna o desejo das empresas interessadas em se tornar CARBONO NEUTRO à uma condição de investimento com um excelente retorno financeiro.

Atualmente, toda e qualquer ação que vem sendo disponibilizada no mercado para atender a crescente demanda de empresas ambientalmente conscientes e interessadas em neutralizar as suas emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE), vêm acompanhada de um razoável custo de execução, o que às vezes inviabiliza um projeto de neutralização.

A Green CO₂ promove através de sua unidade de gestão de florestas, o reflorestamento de espécies nativas da região amazônica, garantindo sua manutenção por um período não inferior a 5 anos e de acordo com a espécie reflorestada, ainda oferece os benefícios da extração de seus frutos, do manejo da madeira de forma sustentável (madeira certificada – FSC) ou até mesmo da obtenção do látex, no caso das seringueiras.
Um exemplo desse tipo de produto é o reflorestamento com palmas de açaí. O açaí é um fruto com alta demanda pelo mercado nacional e internacional, graças ao seu alto valor nutritivo e sabor peculiar.

Um projeto que compreenda o reflorestamento de açaí como forma de neutralização dos GEE pode oferecer um retorno financeiro de até 13% para um período de 10 anos, ou seja, o valor que o cliente investe com o objetivo primário de neutralizar suas emissões, será retornado ao caixa da empresa a uma taxa superior à da TJLP (em média 12%).

Esta solução somente é possível porque a empresa converge através da gestão e operacionalização de seus projetos, atividades ambientais, sociais e financeiras aplicadas na região amazônica e com isso agrega-se ao produto “CARBONO NEUTRO” a participação nos resultados da cadeia produtiva e comercial do açaí, pela estrutura operacional da Green CO₂.

Com isso, a empresa terá 100% de suas emissões dos gases do efeito estufa neutralizados sem configuração de custo, mas sim como um investimento no formato (que poderemos discutir oportunamente), envolvendo seus clientes e fornecedores para que esta ação tenha repercussão distinta no mercado e que promoverá visibilidade positiva diferenciada ao grupo e com uma questão financeira onde nenhuma empresa consegue proporcionar à seus clientes; neutralização das suas emissões sem seus custos convencionais, mas como investimento, onde além das questões ambientais salientadas, o retorno institucional repercutirá em publicidade positiva em nível nacional.

Com esta solução que pode ser aplicada em qualquer organização independente de país de origem, tamanho ou segmento de mercado, a Green CO₂ transforma custo em rentabilidade para seus clientes que neutralizam as emissões dos gases de efeito estufa.

Com estas possibilidades apresentadas, penso que poderemos ter algumas boas possibilidades de ativação para atividades sócio ambientais para sua organização e poderemos desenvolver ações customizadas de acordo com a necessidade de qualquer empresa.

Fernando Fernandes
Green CO2 Projetos Ambientais
http://www.greenco2.net.

olá, meu sogro tem umas terras que equivale a 650 Ha de mata virgem no Amazonas, estavamos querendo fazer um projeto de manejo no mesmo, e fazendo pesquisas na internet descobrir essa situação.

segue abaixo as mesma duvidas e perguntas que o Rogerio Stefan relatou acima.

Gostaria na verdade de saber maiores detalhes à respeito deste novo mercado “Crédito” de carbono, e como comercializar? valor de compra e venda? e quem efetivamente poderá comprar? forma de pagamento, que tipo de projeto precisa ser apresentado. enfim, como na verdade funciona este mercado? visto que já há alguns anos por conta dos problemas ambientais que deparamos todos os dias, aliado ao próprio rigor da Lei e da preocupação da humanidade em geral, vejo um mercado com futuro promissor. Mais como posso entrar e atuar neste mercado? Sendo assim, peço gentilmente esclarecimentos e maiores detalhes à respeito.

Gostaria de ser informado sobre ajuda financeira para cercar as nascentes com plantio de arvores ?

Gostaria de saber como eu posso registrar áreas de matas naturais e gerar credito de carbono e comercializa-lo.conte com detalhes por favor,mande a resposta em meu email.

Gostaria de saber maiores detalhes sobre o procedimento de venda de créditos de carbono. Qualquer material que você possa enviar será de grande valor. Obrigado um abraço.

bom dia

Gostaria de saber maiores detalhes sobre o procedimento de venda de créditos de carbono. esto querendo fazer um reflorestamento de eucalipto e outro de pinus.e para quem devo apresentar um projeto com essa finalidade, para aprovação e registro?
Existe um formato pré-definido? Qual é?

lendo pela primeira vez esse site, parabéns!, já conheço e acompanho esse movimento dessa permuta entre paises industrializados e compensaçoes atraves dos creditos de carbono. embora haja controvérsias e muitas criticas, a prorrogaçao em manter funcionando as diversas formas ativas destes paises compradores em naçoes onde os projetos sao elegiveis e aplicaveis, aproveitemos e apresentemos garndes projetos ambientais a despeito da atitude de diversos compradores de C/C…Anyway, a idéia é aplicar dentro da metologias atuais dentro do estado do RJ numa área privada de 2 milhoes de metros quadrados visando criar uma “cidade-bairro” verde, sustentável com a participaçao de cultivos que gerem excelencia comprovada na fotossintese “perpetua” vide o cultivo do bambu um grande aliado ambiental e seuqestrador de carbono potencial…somados a uma parte da área, implantar mais um projeto com a tecnologia de pyrolisis onde a atuaçao diretamente na recepçao/descarte do, lixo urbano e/ou industrial e/ou hospitalar, mais a reciclagem fundamental pela responsabilidade social local e exemplar, consequentemente gerar energia elétrica suficientes a depender de quantos modulos e capacidade instalada podendo chegar a minimode 200 mil hab. tambem’ao entorno gerar um parque industrial totalmente abastecido de energia local…Resumo: área privada – estado RJ – fase de levantamento economico-fiscal…Objetivo: criar uma cidade-bairro verde! Foco: Fundo de participaçao/investidor! contatos para andremcfontes@hotmail.com

Bom dia,Gostaria de saber como eu posso registrar áreas de matas naturais e gerar credito de carbono e comercializa-lo.conte com detalhes por favor,mande a resposta em meu email. Tenho duas áreas, sendo uma fazenda na região oeste da Bahia em Bom Jesus da Lapa com 600 hectares, e a outra na região sudoeste da Bahia em Riacho de Santana com 800 hectares,quanto renderia em media por Hectare. Grato Joab Bomfim

Gostaria de saber maiores detalhes à respeito deste novo mercado “Crédito” de carbono, e como comercializar? valor de compra e venda? e quem efetivamente poderá comprar? forma de pagamento, que tipo de projeto precisa ser apresentado. enfim, como na verdade funciona este mercado? Mais como posso entrar e atuar neste mercado? Sendo assim, peço gentilmente esclarecimentos e maiores detalhes à respeito.

Gostaria também de informações de como proceder para gerar créditos em matas naturais e regiões de mangue e comercializá-los.

Abraços

boa tarde, por gentileza podem me informar com quem posso
fazer contato sobre o projeto e venda de credito carb.de matas nativas.

Ola tenho 15 alqueires gostaria de saber o procedimento para a venda de crédito de carbono. muito obrigado pela atenção bom dia.

Sres tenho pronto um trabalho de pesquiza e já probado em anos de trabalho arduo sobre economía de oleo diesel em caminhões que chega a 30 % so aplicando efeitos aerodinamicos nas suas carrocerías e cabinas fiz um tunel de vento que proba eses efeitos e coloquéi em inumeros caminhões conseguindo probar na pratica este efeito fantastico que temos ao alcance imediato e com um custo baixisimo se comparado ao nobre da ação de corte de emisões
só precisso ter a sorte de encontrar vontade política de aproveitar isto tão valioso e inovador proveniente de um trabalho muito importante nunca antes desenvolvido , se vocé que está lendo isto percebe que estamos com algo muito importante e tem a oportunidade de fazer com que pessõas que realmente queram colaborar com verdadeiras metas de redução de gases de escapamentos no transporte faça algo para nos acercar e poder-lhe mostrar o que estamos deixando escapar no Brasil .veja no site algo e tire as suas conclusões sou empressário a 47 anos com varias marcas e patentes registradas por tanto não sou nehum charlatão.se não entender o recado quem perde é a humanidade, o país e nossos netos .pois não poderemos sentirnos orgulhosos de ter feito algo pelo planeta agonizante. espero resposta inteligente. Att Ramon

Gostaria de saber a quem posso oferecer uma área de 150.600m2, mata nativa proximo ao litoral norte, estado de São PAulo. Creio que possa servir para credito de carbono.
email hellena1147@yahoo.com.br

gostaria de saber como realizar venda de credito de carbono, com quem devo falar? quais são os procedimentos que devo , onde posso me informa melhor?
agradecido pela atenção.
ramayan
Manaus.

Gostaria de saber como eu posso registrar áreas de matas naturais e gerar credito de carbono e comercializa-lo.conte com detalhes por favor,mande a resposta em meu email.

Gostaria de saber como faço para vender os créditos carbono gerados por um reflorestamento de eucalipto de aproximadamente 500 a 600 hectares. Também como eu posso registrar áreas de matas naturais e gerar credito de carbono e comercializa-lo.conte com detalhes por favor,mande a resposta em meu email

Prezados senhores.

Aqueles que encaminharam email, mencionando sobre a área de floresta plantada ou fragmento florestal existente em sua propriedade, menciono que a mesma deverá ser avaliada por um profissional da área florestal para fazer diagnóstico se a referente área florestal, se a área esta realmente sequestrando o carbono ou emitindo. A partir deste ponto é que poderá ser feita algum prognóstico sobre a venda.

Para aqueles que mencionaram sobre aterro sanitário, este também deverá ser avaliado, pois como o produto a ser comercilazado (carbono) será para os países em que as empresas possuem certificações ambientais, antes de qualquer pretensão de comercialização, deverá ser verificado os aspectos legais do aterro, e além disto o levantamento de possíveis passívos ambientais.
Espero ter contribuído e esclarecido algumas dúvidas.

Sinval Marques- Engenheiro Florestal, Mestre em produção vegetal e especialista em sequestro de carbono – Consultor ambiental

Estou querendo planta 4000 uns mogno africano em uma propriedade gostaria de saber se eu tenho direito ao credito rural e com posso registra e como faço esse projeto pode me informa quem pode fazer este projeto esta muda que vão ser plantada servira para quebra vento e sobra do meu cafezal pode me informa quanto terei de credito rural.

Andre Bomfim

Bom dia! Sr,Sinval Marques
Meu nome é Gilson, meu pai possui 500 hect. de cerrados totalmente virgem em Minas Gerais ,temos interesse em estar fazendo negocio para venda de crédito carbono
quais os tipos de documentos necessários?,procurei os orgão do governo EMATER.IEF e outro que não me lembro mas fui informado que as reservas que o governo incentiva é so até 8o hec. em um mesmo cpf ,então vejo que a solução esta nesta venda de carbono,pois não eu queria desmatar esta area e sim receber para mantela vergem,
sem mais! Obrigado;aguardo resp.

Prezados, boa tarde!

Toneladas de papel para reciclagem pode se transformar em créditos de carbono?

Agradeço antecipadamente a informação!

Atenciosamente,

Fabrício

OLÁ GOSTARIA DE INFORMAR QUE TENHO UMA MATA EM OTIMO ESTADO COM MUITAS ARVORES E GOSTARIA DE VENDER OS CREDITOS DE CARBONO , MORO NO PARÁ .
CARLOVES@GMAIL.COM

Ola!
Tenho 140 hectares de terras virgens na região do Acre e gostaria de saber como faço para entrar no programa para comercialização de credito de carbono.

Ola a todos ! tenho uma área de 250Ha de mata nativa no norte do estado de MT, e gostaria de saber se posso vender como creditos de carbono !

e quais os procedimentos necessarios para se montar um projeto ?

grato !

Olá, meu nome é Silvia, novamente estou pedindo que o senhor Teles Filho(consultor ambiental),por favor leia meu comentário.Meu pai tem:(Duas Ilhas localizada no Delta do Parnaiba)Arrodeadas de mangues dentro das Ilhas tem muitas plantas nativas.Fauna e Flora bem preservadas.As mesmas estão à venda. Quero saber se as ilhas podem entrar no projeto Venda de Crédito de Carbono.Por favor entre em contato comigo logo pois quero outro tipo de solução para que meu pai não precise vender nosso Patrimônio.Agradeço,Silvia

Tenho 200 hect, gostaria saber como faço para vender os crédito de carbono em àrea nativa no município de Caxias Maranhão.
Aguardo resposta.

Att; Charles Wilson A Sousa.

Senhor Sinval Marques(Engenheiro Florestal e Especialista em crédito de Carbono) Preciso muito da sua ajuda. Já mandei comentários para o senhor Teles Filho(consultor ambiental) E não obtive resposta. Espero que dessa vez dê certo.Meu pai tem duas ilhas com mais de mil hectáres com extensa mata nativa e arrodeadas de manguesal fauna e flora bem preservadas, localizadas no Delta do Parnaiba, as mesmas estão à venda.Gostaria muito de saber se elas podem ser inclusas nesse projeto de sequestro de carbono e como faço para que algum profissional de área florestal possa vim análiza-las. Pois quero muito saber dessas respostas logo,antes que o meu as venda.Espero anciosamente sua resposta(silvia-pereira1982@hotmail.com)tel:94953640,Agradeço:Silvia

Gostei muito do assunto. Gostaria de obter informações e/ou indicações sobre empresas/cooperativas de produção no Estado da Bahia que desenvolvam projetos com créditos de carbono. Gostaria que me enviassem modelo do Certificado e/ou Escritura/Contrato objeto da transação de compra. Sou economista e corretor de imóveis com amplas possibilidades de conseguir áreas de terras que atendam aos interesses e exigências do Programa Créditos de Carbono. Fico no aguardo de uma resposta. Obrigado, Luiz Nunes dos antos. Feira de Santana, Bahia, 27 de agosto de 2011.

Ola,
tenho uma area de 6ha de beira de rio e uma outra de area de 95 ha, de mata virgem na amazonia legal. Gostaria de saber como devo proceder para fazer a venda desses creditos!
Abços
Fabiano Weber

Olá.
Tenhos duas areas sendo uma de 6ha beira de rio totalmente virgem e uma outra de 95ha totalmente virgem na amazonia.
Gostaria de saber como vender creditos caborno.
Abços
Fabiano Weber

Boa Tarde!
Achei muito intereçante toda essa materia,
porem a meu ver ainda muito vaga e ao mesmo tempo muito complexa.
Eu dou muito valor a tudo isso mais sendo como muitos,pequeno proprietario, mais com muito enteresse em plantio de arvores e consequentimente na preservaçao de nascentes,não consigo ter ascesso a nenhum insentivo por parte dos governos e nem ascesso a esses projetos.
Se alguns dos senhores poderem me dar alguma enformação
ficarei muito grato.
muito obrigado!
Ronaldo(mpbugarim@gmail.com)

Gostaria de saber maiores detalhes à respeito deste novo mercado “Crédito” de carbono, e como comercializar? valor de compra e venda? e quem efetivamente poderá comprar? forma de pagamento, que tipo de projeto precisa ser apresentado. enfim, como na verdade funciona este mercado? Mais como posso entrar e atuar neste mercado? Sendo assim, peço gentilmente esclarecimentos e maiores detalhes à respeito.Pois tenho uma propriedade com mata nativa e um tambo o quol poderia alimentar um biodigestor.
Aguardo resposta

tenho propriedade no pantanal, essa area ainda hoje esta totalmente preservada, sem nenhuma hectare desmatada, gostaria de saber se tem alguma empresa que compra o credito de carbono e como e onde vou pra negociar. aguardo uma resposta…. atenciosamente Luiz Carlos Meres de Oliveira

Ola boa noite a todos não sou empresaria e nem negociante, pois sou uma estudante muito curiosa,em saber como fuciona esse credito de carbono e gostei muito pois fico feliz em saber que todos estão preocupados com a sobreviverncia da especie humana. Com que hoje esta acontencendo com o mundo atual.E que um projeto muito interesante como o protocolo de kyoto eles tem a mesma finalidade de pode reduzir o que esta acontencendo no mundo hoje, muito obrigado ….

desejo saber se realmente e lucrativo,e quanto posso ter em maos para fundar uma cooperativa.

eu tambem tenho terras e sao varios eqtares.

ola tenho um projeto de plantar arias em eucalipito seringuera coco da baia em consorcio com cacau pupunha açai de forma sustentavel mais nao tenho oprincipal terra gostaria de encomtrar empresas de carbono que quisesse fazer parceria financiando a terra sendo descontado nos creditos de carbono aria estimada 6 ah a10ah emplantaçao de viveiro para mudas e plantio fica ameu encargo espero noticias obrigado

Boa Noite!!
Gostaria de saber como posso registrar os créditos de carbono de áreas com matas naturais , de eucalipto e pinus e também, como faço para reunir várias áreas, organizando uma cooperativa de produção de créditos de carbono, como formas de gerar renda extra a pequenos/médios produtores.
Obrigado
Atenciosamente
Marcio

Gostaria de obter informação como posso vender credito de carbono em uma area de plantação de eucalipto, pois possuo uma fazenda com 3 nascentes de agua, riacho protegido pela mata nativa, como fazer esse projeto, qual a rentabilidade por hectare ao ano,meu hectare é de 450.
onde entro em contato ou por email ou telefone.

Moro no Piauí, estou coordenando o georefencimanto de varias propriedades, com a finalidade de de credito de carbono, gostaria de contatar com empresas que faz o medida do credito de carbono e comercializa em bolsa??
Aguardo noticias.

Pedro Machado Pontes
(086) 3321-2730/9983-3117

Bom dia,

trabalho com cortes de eucaliptos,fiquei sabendo que neste projeto, empresas de outros paises investem para a plantaçao de eucaliptos aqui no Brasil,fiquei bem interessada e gostaria de saber onde posso tirar mais dúvidas.Tenho interesse de saber quais sao as empresas e como faço para participar?
Agradeço

Aliny

ola,parabens pelo trabalho prestado a sociedade,tenho interesse de saber como participar.obrigado.

ola,ja que voces falaram desse projeto em relacao a carbono ,eu vivo na holanda,e vim ao brasil com um novo projeto de inovacao,na area tanto da construcao civil,como na area de moveis domesticos,e um novo processo de reciclagem que e uma inovacao,na area mundial.e reciclando o reciclavel,ou seja nada e disperdisado,tudo e recuperado,so que aqui voce nao tem nenhuma informacao ,agenta procura orgaos para nos orientar como devemos agilizar e tudo o mais e nao tem ninguem para te orientar.se alguem que ler essa publicacao e puder mim dar uma orientacao que orgao competente eu possa procurar,desde ja agradeco pele informacao.

Olá bom dia,
Eu sou estudante de administraçao geral e estou no 7 sem. estou muito interessada em fazer o meu tcc sobre c/c.Por favor podem me dar uma dica de como englobar esse tema na administraçao? e onde eu posso encontrar mais material,legislaçao, etc. sobre credito de carbono?
Agradeço desde já.

O povo não reconhece que o Meio Ambiente não era para ser usado da maneira que foi usado.Porque a lei da Supremacia como está escrito era muito mais fácil para proteger a Natureza. E muito mais fácil para obedecer, e preferiram obedecer a falsa
argúcia da lei de homem. E agora? O que podemos fazer para
recuperar? Guardar um ano entre sete anos é muito mai fácil?
O que eu reafirmo que é muito mais econômico,muito mais eficiente. E principalmente para quem tem a terra grande podendo dividi-la em talhões, e assim fazer. Eu quero que a parte do meu site que relata sobre o Meio Ambiente seja publicado nesta revista do Meio Ambiente.

Boa noite, caso alguém tenha conseguido informações sobre como vender favor entrar em contato. marciusbio@hotmail.com

Bom dia a todos!

Sou proprietário da empresa Green Life gestão e mkt ambiental, fazemos consultoria na área de créditos de carbono,montamos projetos,executamos, certificamos e vendemos os créditos, caso alguém tenha interesse é só entrar em contato.

Email: contato.greenlife@hotmail.com
(051) 97846070/82015320

tenho uma propiedade de 9 hectare com a metade preservada com mata nativa quero mais informaçoes sobre credito de carbono cidinhocorintiano@hotmail.com

Gostaria de obter informação como posso vender credito de carbono em uma area de de mata nativa e também da plantação de eucalipto, pois possuo um terreno com 2 nascentes de agua, riacho protegido pela mata nativa, como fazer esse projeto, qual a rentabilidade por hectare ao ano?
Onde e como entro em contato por email ou telefone.

Obrigada pela informação.

prezadp senhores,
fui procurado por uma associação de povos indigenas, no Estado do
Amazonas, que tem uma área de credito de carbono que os mesmos tem
interesse em vender. Sao ao todo 2.900.000 hectares de mata virgem, onde ja dispomos de portal e toda a documentação disponivel. os interessados entar em contato.
paulo ortyz
(61) 9997-1164

Gostaria de uma informação, trabalho com a madeira plástica e gostaria de saber o seguinte, se eu vender 40 toneladas de madeira plástica que é o equivalente á uma carreta, quanto eu estaria ajudando com o meio ambiente?

Bom dia
Tenho 300 hectares de eucalipto em MG,para quem posso vender meus creditos de carbono?

venho a titulo de divulgação,para quem desejar conhecer mais sobre ,as metodologias de projetos de carbono como(REDD,REDD+,REDD++ e MDL)entre no site do meu instituto mdscarbon (www.mdscarbon.com.br) consta informações que com certeza sera de grande valor,caso aja duvidas favor contactar me através dos contatos contidos no site.abraços

quem quiser mais informações ,sobre projetos de carbono,entre em nosso site (www.mdscarbon.com.br) esta todas informações em detalhes.como fazer o projeto,ganhos,tempo do projeto.etc…

Gostaria de saber como faço pra mudar o lixao da minha cidade em biodigestor e trasnformar esse gas em energia a altomaticamente vender os creditos de carbono para gerar fundos para a prefeitura municipal…

fico aguardando a resposta

Muitas pessoas são muito obediente à sociedade oculta elas não sabem que Deus não perdoam essas peesoas. Porque está escrito em Efésios 5: 11 e 12 Não comuniqeis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que elas fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Parece que sou o único homem que guardei por inteiro os seus mandamentos, pois este ano de 2012 guardei o ano sabático em toda área de minha propriedade Ribeirão do Fogo.

sera que tem alguna empressa que faz a negociaçao de credito de carbono entre vendedor e comprador?gostaria de saber o endereço da mesma,grato,Waldir.

trabalho em uma Escola municipal onde realizamos desde de 2010 projetos para trabalhar com o meio ambiente. o nosso objetivo é chegar em 2016 com 1500 árvores doadas a população de Ananás tocantins mas temos muitas dificuldades pois não temos parceiros e gostaríamos muitos que empresas ou governos olhassem para nossa luta a favor do meio ambiente e ao estimulo que passamos ao nossos alunos de presenvação .

Tenho área de eucalipto e gostaria de vender crédito de carbono, a quem devo me dirigir a principio? LEONARDO.DUCHESQUI@GMAIL.COM

Srs.

Temos um processo que traz economia de água para hospitais, hotéis, shoppings, universidades. Temos conseguido ao longo do tempo economia que varia de 20 a 50%! Totalizando algo como 2 (dois) anos de consumo de uma cidade do porte de S Caetano do Sul (SP).

Temos o caso de um hotel (nos permitiu a divulgação de seu nome) que economizou 41% na conta de água e como consequência redução no consumo de gás (10%) e energia elétrica também (no bombeamento).

Para a cidade significa a possibilidade de adiar investimento em ampliação do sistema de captação, adução (cada vez mais distantes) e tratamento.

Em termos de crédito de carbono, o fato de realizar economia em energia elétrica (menos volume bombeado) significa menos acionamento emergencial de térmicas!!! Imagino que este fato signifique direito aos créditos. Fineza nos fornecer informações sobre essa possibilidade.

Att.

Tenho 11 há de mata nativa preservada posso vender credito de carbono? como realizar o processo? SE possível ,nescessito destas informações.

Tenho amigos proprietários de fazendas no Sul de Minas Gerais que poderiam ser trabalhadas para utilização de créditos de carbono.
Como devo agir para iniciar este tipo de empreendimento
Obrigado
Luciano
Itajubá-MG
(35)8863-1039

Estou com um projeto para plantio de mógno africano, gostaria de negociar a venda para crédito de carbono. Poderiam me indicar como faço?

Att
Ricardo Costa

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)