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Benefício do asfalto-borracha

O asfalto-borracha, constituído de 20% de pó de pneu velho, começa a ser aplicado em larga escala em algumas estradas brasileiras.

A concessionária Ecovias está aplicando o uso do também chamado asfalto “ecológico” em 146 dos 191 quilômetros que está recapeando no sistema Anchieta-Imigrantes, em São Paulo. Entre as capitais, Curitiba (PR) foi a primeira a usar o novo tipo de asfalto, no começo deste ano. Até o fim deste mês, a prefeitura pretende ter sete quilômetros de ruas urbanas pavimentadas com esse produto. Em São Paulo, a prefeitura começou a usar o asfalto-borracha no mês passado e já tem quase quatro quilômetros de ruas asfaltadas.

As informações variam um pouco de uma fonte para outra, mas todas confirmam que, mesmo mais caro, o asfalto-borracha é mais resistente e compensa o custo elevado. O diretor-superintendente da Ecovias, João Lúcio Donnard, diz que o novo tipo de asfalto é 30% mais caro e 40% mais resistente do que o convencional. A diferença pode parecer pequena, mas ele garante que é vantajosa no longo prazo. Tanto que a Ecovias pretende chegar a 2010 com todo o sistema formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes pavimentado com o novo produto.

Há quem diga que a resistência e a durabilidade do asfalto emborrachado é ainda maior. O gerente de negócio da Greca Asfaltos, Paulo da Fonseca, diz que alguns estudos mostram que o pavimento com borracha pode durar até 5,5 vezes mais do que o asfalto comum. Já o superintendente da usina de asfalto da prefeitura de São Paulo, Valter Antônio da Rocha, calcula que a vida útil do novo asfalto é o dobro da do comum.

A mistura de borracha no asfalto acabou movimentando toda a cadeia de reciclagem de pneus. A Greca, por exemplo, que fornece o asfalto-borracha para a Ecovias, está com planos ambiciosos de expansão. Está duplicando a capacidade de suas três usinas de asfalto (no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo) e construindo uma outra em Minas Gerais. Segundo Fonseca, o asfalto-borracha já representa 20% das vendas da empresa, que tem investido R$ 5 milhões.

A Midas Elastômeros do Brasil, que transforma os pneus velhos em pó de borracha e o revende para empresas como a Greca, nota que esse mercado não existia até há pouco tempo. Ela começou a vender pó de borracha para a fabricação de asfalto em 2004 e hoje esse segmento já representa 20% do total de vendas. O curioso é que a Midas cobra (R$ 200 a tonelada) para receber os pneus velhos, que depois serão transformados em pó. Parte da conta é paga pelos fabricantes de pneus, que são obrigados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) a recolhê-los e destruí-los de forma “ecologicamente adequada”.

Hoje, a maior parte dos pneus velhos ainda vai parar nas fábricas de cimento, servindo como fonte auxiliar de energia, pois o pneu tem alto índice de combustão. As cimenteiras também cobram para receber os pneus. Segundo o secretário-executivo da Associação Nacional da Indústria Pneumática (Anip), Walter Tegani, havia 11 milhões de pneus velhos, em 2004, do tipo que não podia mais ser reutilizado. Em 2005, a Anip gastou R$ 26 milhões para destruir os pneus velhos produzidos no país e atingiu a marca de 100 milhões de pneus destruídos de forma ambientalmente correta.

A Anip tem uma rede de 171 pontos de coleta de pneus usados espalhados pelo país, funcionando em parceria com as prefeituras. Como nem todo mundo passa num posto para deixar os pneus velhos, a maior parte deles é recolhida por empresas especializadas diretamente das lojas de serviços para carros. A rede de lojas DPaschoal tem uma empresa credenciada para recolher os pneus em suas lojas, a Mazola, de Valinhos (SP). A Mazola recolhe os resíduos sólidos da DPaschoal e ganha com a venda da sucata. Os pneus que não podem ser reutilizados a Mazola repassa para as fabricantes de cimento e para empresas que os transformam em pó de borracha, como a Midas. O proprietário da Mazola, Marcelo Alvarenga, mostra-se cético. Para ele, a transformação de pneu em pó de borracha usado no asfalto é muito cara e pode ser inviável financeiramente.

O asfalto-borracha mostra-se como um promissor destino para os pneus velhos – parte importante dos resíduos sólidos que poluem o ambiente. Estima-se que cada quilômetro pavimentado com asfalto-borracha consuma, em média, 500 pneus. Segundo Fonseca, da Greca, esse número pode chegar a mil.

Ele conta que a técnica do asfalto-borracha foi desenvolvida e patenteada nos Estados Unidos. Com o fim da patente, na década de 90, a técnica acabou espraiada para outros países. No Brasil, as primeiras experiências ocorreram na região Sul, em pequena escala. Agora, o Ceará tem dois projetos pilotos, numa parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a BR Distribuidora para a pavimentação de dois trechos de 250 metros cada um com asfalto-borracha.

Fonte: Associação Brasileira dos Transportes de Carga – www.abtc.org.br
No site: www.setorreciclagem.com.br




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Comentários

Estou fazendo um trabalho de faculdade de engenharia civil sobre asfalto de borracha e preciso de material para estudo e gostariamos de fazer visitacao a uma empresa de asfalto de borracha urgente, em Minas Belo Horizonte estamos tendo muita dificuldade para conseguir. Por favor precisamos de informacoes como conseguir essa visita. Obrigada Vitoria. email vitoriashultz@hotmail.com

sandra que tipo de pneus vc está vendendo (radial ou comum) e tambem que tamanho!
gata rosileide

sandra que tipo de pneus vc está vendendo (radial ou comum) e tambem que tamanho!
grata rosileide

qual a viabilidade de efetuar uma instalação de usina asfaltica de pneus no bairro vila nova em Iguaba Grande no RJ, onde já esta reservada para o progresso em nosso municipio, certo que esta área esta localizada a menos de 5 minutos da VIA LAGOS e poderá suprir toda a região dos lagos e norte fluminense.

bom dia. estou montando uma usina de pneus,gostaria de saber quem sao os posiveis compradores. desde ja obrigado

oi tem alguem ai?????

Bom dia.

Gostaria de saber quem compra pó de pneus.

atc;

Sou aluno no 5º semestre do Curso de Tecnologia em Transporte Terrestre, e meu trabalho de Conclusão de Curso é Sobre Asfalto Ecológico e gostaria de receber a revista com essa reportagem, se possível.; Faculdade Zumbi dos Palmares. Grato.

Toninho temos um grande interesse no seu trabalho. Mas essa reportagem que você está comentando só temos na internet.

gostaria de saber onde encontro informações sobre preço de borracha de penu triturado

Bom dia,
gostaria de saber onde posso comprar asfalto de borracha?

Boa noite!
Estou no meu último ano da faculdade e o meu TCC será sobre asfalto ecológico vocês tem material para me enviar?

Obrigada!
Sandra

Boa noite! estou no mesmo barco que a sandra , stou no ultimo ano do curso técnico em Meio Ambiente ,e gostaria de saber mais sobre o asfalto ecológico ,tipo custo como é feito ,em que condições que pode ser usado ja pra fazer o asfalto !! agradeço desde já se poder me mandar algumas informações… “ABRAÇO”

boa noite
se quiserem saber mais sobre betume modificado com borracha veja globo rj122 ou contacte me.
terei muito gosto em informar apereiramau@hotmail.com

Boa Tarde.
Sou Academico do VIII sem de Administração e gostaria que vocês me indicassem endereços e contatos de empresas que reutilizam pneus velhos, para possiveis parcerias.

Atenciosamente

Ediney Costa

tenho cerca de 2000 peneus usados se tem enteresse entre em contato 55 96624454 ou por imail.

sou funcionário aposentado DER. Acho muito bom que existam novas técnicas, Os materiais aplicados são de pouca durabilidade. vejo esta nova solução com sucesso.

Boa tarde muito interessante o uso dos pneus
gostaria de saber quem compra
obrigado Eliana

Olá sou de Caraguatatuba SP gostaria de saber a respeito dos pneus,aqui em Caraguatatuba tem muitos pneus velhos prontos para serem reciclados eu gostaria de ter um contato de alquem que eu possa tirar umas duvidas no mais muito obrigado grato Thales.

to interesado em montar uma reciclgem de pneus onde consigo as maquinas e quem compra a materia.se alguem puder me ajudar agradeço

Ola boa tarde.
eu estou interessado em montar uma fabrica que vai usar granulado de pneus reciclados (cerca de 20 a 30ton/mes)
estou com alguma dificuldade em receber cotaçoes.
nenhuma das mais de q0 empresas as quais enviei mail me responderam! sera porque teem muito trabalho ou nao teem vontade de trabalhar?
contudo, a minha area de interesse seria BH, ES, SP, pois se existir viabilidade a usina sera construida ai.
obrigado e espero uma resposta.

Les escribo de Paraguay, estoy montando una recicladora de neumáticos y quiero saber donde puedo vender el caucho en polvo, desde ya muchas gracias.

EU TENHO PLANO DE COMPRA UMA MAQUINA DE RECICLA MAS ESTA MEU DE FISIO. MAS E MEU PLANO ESPERO QUE DEUS ME AJUDARA E VAI ME APREPARA

tenho certa quantidade de pó de borracha de pneu
ja tenho quem paga 300 reais a tonelada go
staria de saber se entereça pra alguém que me pague mais

agradeço e fico esperando noticia

Olá!

Meu nome é Pamela, trabalho na área de arquitetura, realizando projetos de interiores, levantamentos arquitêtonicos, plantas humanizadas e maquetes eletrônicas renderizadas. Já atuei em algumas empresas e atualmente estou iniciando na área de terceirização de serviços em home office, para profissionais liberais, escritórios e empresas.

Como nosso país está vivendo, no momento, uma situação econômica pouco favorável, a terceirização de serviços e a contratação de profissionais em home office,tem sido uma saída viável para muitas empresas conseguirem dar continuidade aos seus trabalhos de uma forma mais econômica.

Com base nesses dados, tenho investido em projetos do tipo. E como estou à procura de fechar novas parcerias, estou oferecendo preços diferenciados.

No meu site http://www.pamelatheml.com.br, você poderá conferir alguns projetos que já trabalhei.
Se tiver interesse em alguns destes serviços, entre em contato comigo.

Pamela Theml
21 976475037
http://www.pamelatheml.com.br

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