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Carro movido a ar-comprimido chega ao mercado

Estão chegando ao mercado os primeiros carros movidos a ar-comprimido. Pelo menos ao mercado da Índia, onde a MDI International, pertencente a Guy Négre, ex-engenheiro da Fórmula 1, fechou um acordo com a maior fabricante de automóveis do país, a Tata Motors.

Négre é o responsável pelo projeto do MiniCat e do CityCat, dois pequenos veículos com carroceria em fibra de vidro e cujo motor funciona unicamente com o ar-comprimido armazenado em um tanque muito parecido com o tanque de gás natural já largamente utilizado no Brasil.

Assista o vídeo em português feita pela Discovey Channel. Clique aqui.
ar_comprimido.jpg
A empresa planeja produzir 6.000 unidades do carro a ar já em 2008, em diversas versões. A carroceria de fibra não é o único fator responsável pelo baixo peso do veículo, que viabilizou a utilização do motor a ar: uma tecnologia de multiplexação permite que todos os equipamentos elétricos do veículo sejam acionados por um único fio – microprocessadores identificam quando o comando se refere à lâmpada do pisca-pisca ou ao limpador de pára-brisas, por exemplo. Só no chicote elétrico, um dos componentes individuais mais caros de um automóvel, foram economizados 22 quilos.

Os pequenos carros a ar-comprimido atingem velocidades de até 110 km/h, com uma autonomia de 200 quilômetros. O reabastecimento é fácil e rápido, podendo ser feito em poucos minutos em estações dotadas de compressores industriais. Mas o proprietário também tem a alternativa de recarregar o tanque em casa mesmo, utilizando um pequeno compressor embutido no veículo. Nesse caso, a recarga do tanque leva quatro horas.

A Tata Motors tem uma joint-venture com a Marcopolo, fabricante brasileira de carrocerias para ônibus. Não foram divulgadas informações sobre a possibilidade de que o carro a ar-comprimido venha a ser fabricado no Brasil.

Carro a ar comprimido atrai 600 pessoas em São Paulo e MDI fecha contrato de 25 milhões de dólares.

O empresário espanhol Martin Vuezas, que está construindo três fábricas licenciadas dos carros movidos a ar comprimido em Portugal, arrematou três das sete unidades a serem construídas no Brasil por 25 milhões de dólares

A indústria francesa Motor Develompent International, MDI, anunciou no dia 26 de outubro, que três das sete licenças de fabricação dos veículos movidos a ar comprimido, no Brasil, foram compradas pelo mesmo grupo empresarial que está
construindo as fábricas de Portugal.

O anúncio foi feito durante a apresentação do projeto no Hotel Sheraton Mofarrej, na cidade de São Paulo, na presença cerca de 600 pessoas entre empresários, engenheiros, futuros consumidores e jornalistas.

O Instituto de Tecnologia Mauá, que produz testes de automóveis com a Folha de S. Paulo, ofereceu publicamente os testes quando os veículos forem enviados ao país.

Durante o evento a diretoria da MDI apresentou programas de televisão feitos sobre o carro movido a ar em diversas emissoras, incluindo a ABC News, a CBS, diversos programas europeus e várias reportagens em revistas, incluindo a Time e a Wired e uma mensagem do inventor do motor a ar comprimido.

FÁBRICAS NO BRASIL: 3 JÁ FORAM VENDIDAS São Paulo tinha três licenças industriais para instalação de
pequenas montadoras cobrindo todo o Estado, cada uma exigindo um investimento mínimo de 8 milhões de dólares. As três licenças foram compradas pela VMA Portugal (Veículos Movidos a Ar), pertencente ao empresário espanhol Martin Vuezas. A empresa está procurando novos sócios para Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Além das fábricas, a MDI busca fornecedores de materiais e serviços, postos de abastecimento (de tanques de ar, naturalmente), manutenção… que serão usados no Brasil. Considerando a base instalada de fábricas brasileiras voltadas a indústria automotiva isso não deverá ser problema.

MAIS DE 1.500 PESSOAS JÁ PEDIRAM O CARRO
O executivo espanhol Miguel Celades anunciou que, em menos de 30 dias, mais de 1500 pessoas se cadastraram no site brasileiro da empresa pedindo para serem informadas quando o carro estiver disponível, para que tenham opção preferencial de compra. Como cada uma das indústrias terá uma capacidade de produção muito pequena (entre 2 e 6 mil veículos por ano) os consumidores que se cadastraram terão preferência.

O governo brasileiro não permitiu que o protótipo do carro fosse embarcado para o Brasil, pois teriam que considerar isso importação. O problema é que a MDI do Brasil, ainda não existe e, portanto, não poderia garantir que o carro estivesse sendo enviado para uma exibição – um problema que, certamente, não existe na Europa.

Entre os diretores da empresa estiveram presentes Paul Durand, representando a central francesa e Isabel Jones, representante da VMA Portugal, que irá lançar a MDI do Brasil S/A, com sede em São Paulo.

Para resolver a questão, a empresa está montando uma “missão de empresários e jornalistas” que irá para a cidade de Nice, na primeira ou segunda semana de novembro, conhecer a fábrica e os carros que estão em teste no continente europeu.

Fontes: www.inovacaotecnologica.com.br e www.america-magica.com.br




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Comentários

Na verdade pelo que venho investigando o carro movido a ar comprimido bem como todos os motores que são movidos a combustíveis podem serem movidos pelo ar comprimido com uma grande vantagem porque sua energia é a solar que é gratis e limpa. Só para se ter uma idéa a respeito, tenho uma lista de sites que provam com documentos inclusive históricos que é assim que funciona. O calor armazenado continuamente na atmosfera pelo sol, independente de dia claro ou escuro, bem como noite, fica na camada atmosferica que por sua vez ao ser comprimido é extraído como fonte de energia. Basta conhecer como funciona uma geladeira que dá para ter certeza disto. Ela consome energia porque retira calor de um ambiente fechado em que a temperatura fica menor que a externa. Mas um processo inverso pode acumular calor infinitamente, que transformado move qualquer motor de acordo com seu dimensionamento; bem como se retroalimentar, sobrando energia mecânica utilizável limpa e de graça.
Qualquer interessado pode entrar no meu site, visitar o principal deles e solicitar o texto citado com a lista dos demais. Porém só o faço de acordo com disponibilidade de tempo.

gostaria de saber quem fabrica no brasil motores a ar comprimido e gostaria de receber noticias sobre este assunto

carro movido a ar comprimido,este será o carro do futuro
no começo será uma tartaruga,mais a longo prazo dominará o
mundo,tirando de vez veículos poluentes que medronta o mundo
futuro,mais existe outras fontes ainda mais forte que esta ai aos olhos de todos, mais ainda não perceberam.
quero participar e empenhar e dar trabalho para
aqueles que sonha como santos dumont

Acho super interessante.
A BMW esta a desenvolver o Motor a Hidrogénio, testes a realizar nos carros dos vendedores de Munique.

sou afixionado por novas tecnologias…Adoraria trabalhar numa empresa assim… Tenho uma empresa de Consultoria e Treinamentos… como posso fazer para me integrar a treinar pessoas na empresa que fabricará os carros a ar comprimido aqui no brasil? com quem posso fazer contatos..Sou de SPaulo, e moro no Rio de janeiro… conheço o brasil todo sempre trabalhando em multinacional e agora para algumas delas.
obrigado…
marmo

Se não inventarem o imposto sobre o ar consumido (he, he), até que acho ser esse é o melhor combustivel do mundo.

Esse motor pode ser a solução para o aquecimento global e a poluição, pois ele purifica o ar e lança na atmosfera ar a uma temperatura muito baicha

Esse é o verdadeiro problema, O Estado vai deixar de arrecar bilhões de dólares entre consumo e extração de combustível, tornando inviável economicamente para quem depende desta porcaria de combustível fossil, veja ai o exemplo do fumo que ainda hoje é muito consumido e derivados. Pq sobrevivem?? Se faz tão mal ao ser humano e a natureza???

Ao contrario do que alguns acreditam, este motor não é o motor do futuro, simplesmente por ser tão ineficiente quuanto os existentes, já que para se comprimir o ar que ele utiliza, consome-se outras fontes de energia não renováveis. O conceito de células de combustivel tem mais futuro.

não tenho dúvidas de que é uma solução ambiental. infelizmente nossos politicos (lula e cia) não estão interessados. espero que o projeto ande assim mesmo.
gostaria de mais informações de como anda os projetos no brasil? se alguem tem alguma informação, por favor me informe.

Trabalho no ramo de mecanica a 21 anos esempre estudei os principios de fucionamento dos motores de combustiveis e gases criei a wesleymotors desde2002 com a finalidade de desenvolver primeiramente um motor hibrido eletrico e gasolina percorri varios caminhos mas sempre fui barrado na burocracia pois minha ideia sempre foi voltada para a area automotiva,no Brasil não existe incentivo ja esta tudo concentrado nas grandes montadoras que bloqueiam e detem todo direito sobre os produtos voltados para esta area,a 4 anos me despertou a curiosidade sobre geração de energia,e nasceu a ideia do motor a a ar comprimido,ja porque o mesmo não e nem uma novidade pois ja existe a algum tempo em algums paises como frança e a india”tata motors”e a motormid”que ja tem seus automoveis circulando a ar com toda a eficiencia comprovada,coloquei como desafio e meta dominar esta tecnologia,estudando o ar gases temperatura e pressaõ,cheguei ao resultado satisfatorio e surpriendente,tendo como base o principio do ponto de partida inicial um simples exemplo

.Voce ja ouviu o famoso estouro que se da no escapamento do automovel quando a um furo no mesmo e reduzimos uma marcha?pois e mais ou menos isto que acontece e o choque das duas temperaturas quente e fria,quente que sai do escape e a fria que entra pelo furo ou rachadura do escape causando a explosão com ruido,neste motor induzimos a acontecer este fenomeno dentro do motor usando meios eletronicos e mecanicos,neste motor o combustivel dele e exclusivamente o ar comprimido, que captado naturalmente sofre um pre aquecimento,atraves de um dispositivo eletrico eletronico entrando no motor atraves de valvulas pelo sistema de vacuo gerado dentro do proprio cilindro,e o mesmo comprime este ar dentro da camara de combustão chegando a temperatura de 420 graus + atingindo esta temperatura atraves de algumas modificações nos pistões e camara de combustão que provocam atrito e agito das moleculas de ar,neste momento e injetado o ar frio,ai acontece um processo termodinamico,as moleculas de ar quente estão comprimidas superaquecidas e recebem o ar frio com suas moleculas agrupadas em volume de tamanho menor mas com a mesma proporção de moleculas,causando um choque entre as duas temperaturas ou duas energias,o ar entra no processo de expanção, causando o deslocamento dos pistões e consequentemente colocando o motor em movimento e expelindo oxinenio puro e menos 16 graus pelo escapamento sendo que a temperatura do seu bloco não ultrapasa os 43 graus dispensando o sistema de arrefecimento,este motor tem suas vantagens.

Ecologicamente:1 não polui/2 absorve os gases da natureza e transforma em oxigenio puro,o que o torna a exelencia em energia limpa e renovavel,ainda dado direito aos creditos de carbono/3 o ar expelido pelo escapamento sai a menos 16 graus negativos sendo um fator culminante para o desafio mundias que e o aquecimento global o motor em trabalho naõ ultrapasa os 43 graus + não nesecita do sistema de arrefecimento/5 o oleo lubrificante não degarada e não contamina dando uma vida util muito longa se comparada com os combustiveis fosseis.

Como fonte de lucros:seu custo e muito baixo ate menos que as eolicas que poluem o visual natural sem falar das termoseletricas e hidroeletricas e solares que estão condicinadas as condições climaticas e causande grandes desastre naturais alem de seus custos faraonicos e catastroficos o motor manten-se com apenas o ar consegui um aproveitamento de 60%do ar gasto e acredito que com algumas melhoras podemos chegar ate 85% o restante pode ser utilizado a energia solar ou alguma fonte de energia ja que para dar a partida e nescessario a ajuda de um comprensor que utilisa um motor eletrico ou um cilindro de gnv ou de mergulhador onde e armasenado o ar comprimido que depois de um tempo te trabalho prescisa ser reabastecido,com um custo muito barato.

A longo prazo:investidores que quiserem construir usinas de geração de energia.

A curto medio prazo:investidores que querem produzir unidades geradoras,de pequeno porte,como solução para empresa,faculdades,hospitais,schoping,onde a climatização e o maior consumista de energia e tambem usinas de fundição com fornos eletricos.

Soluções:como em lugares onde não tem bacias hidrograficas,ex,nordeste,parte da africa,paises arabes,etc…

O banco mundial fala a revista”ipesi eletronica e informatica”de março de 2008,que com o acentuado aumento dos preços da energia e das resultantesemissões de gases poluentes do efeito estufa,assim como do crescimento do consumo de energia na China,India e Brasil mais do que duplicarão o seu consumo de energia e as emissões de gases que geram o efeito estufa em apenas uma geração, em 2030.

Sugere que aperfeiçoamentos em termos de custo poderiam reduzir o atual consumo de energia desses países em pleo menos 25% e que o emprego de tecnologias avançadas diminuiria em pelo menos 10% o crescimento dessa demanda em 2030, provocando um declínio de 16% nas estimativas de elevações das emissões de CO².

“Nesse estudo, examinamos detidamente a eficiência energética para descobrir porque é tão difícil oferecer os incentivos adequados para ampliar os investimentos nessa área”, afirma Bob Taylor – um dos autores e economistas de energia do Banco Mundial. “Encontramos um enorme potencial ainda não explorado – especialmente no Brasil, China e Índia – mas também muito boas soluções que poderão produzir resultados desde que contem com financiamento e investimento, além de um forte compromisso dos formuladores de políticas”.

Infelizmente,com esta ideia e que os governos e orgãos como ibama e outros resolveram liberar a com muitas facilidades a construção de usinas hdreletricas,so na minha região”alto vale”ja são 22 pchs causando uma catastrofe e desequilibrio ecologico sem contas,sendo que existem alternativas e soluções pratica baratas e autosustentaveis,o que falta e nos acreditarmos e colocar em pratica.hoje nossa dificuldade e encontrar recursos que viabilisão e dão credito a alternativas de geração de energia limpa e renovavel e autosustentaveis,não vou desistir ate provar para o planeta que temos soluções viaveis e verdadeiramente ecologica.postei 2 videos no youtube”motor a ar comprimido”weleycar10. . abraçs josoe bonetti.

É presciso de energia para comprimir o ar certo ? entao se for para para gastar energia é melhor comprar um carro eletrico

Achei a iniciativa do carro a ar comprimito revolucionária, excelente em todos os sentidos, principalmente quanto a preservação do meio ambiente. Gostaria de ter melhores informações sobre forma de aquisição.

Achei esta matéria super interessante.

Esta tecnologia tem que ser muito divulgada, pois traz benefícios enormes para o meio ambiente.

Parabéns pelo site e pela matéria!

,Pesquisadores ibiramenses lançam na expocenter Norte de São Paulo, tecnologia revolucionária em motororização e ecológicamente correta.

Nos últimos dias 08, 09 e 10 de novembro, aconteceu em São Paulo a FIMAI, maior feira internacional da América Latina de meio ambiente industrial e sustentabilidade, por onde passaram aproximadamente 35 mil pessoas de vários países,e marcas como mercedes bens internacional,chevrolet,kawasaky e varias outras, onde pesquisadores ibiramenses Josoé Bonetti (wesleycar mecanica) Mauricio Ricardo Oliveira(cartonbox), aliados a Denise Nascimento (energias renováveis e eólicas)de Cotia São Paulo, formaram uma equipe multidisciplinar, cada um em sua área para lograr êxito neste projeto, em 4 anos de trabalho e pesquisa conseguiram a grande conquista, pôr em movimento motores usando unicamente o ar puro como seu único combustível, com um processo termodinâmico de expansão molecular do ar, causando choque térmico entre duas temperaturas, admitindo o ar atmosférico e pré-aquecendo o mesmo, a 120º positivos, quando o mesmo entra no cilindro e é comprimido a alta pressão agitando as moléculas e colocando elas em atrito elevando sua temperatura em até 600º positivo, onde é injetado pequena quantidade de ar frio que fica armazenado em um reservatório, que serve de tanque de armazenamento, neste momento é causada uma explosão de moléculas colocando o motor em seu movimento cinético, expelindo oxigênio puro a menos 15º- pelo escapamento, não necessita do sistema de arrefecimento, ignição, velas e outros componentes que diminuem seu custo de fabricação e manutenção tornando um motor ecologicamente correto e pode ainda ser usado como fonte de renovação de ar, fazendo deste motor um grande atrativo para investidores de vários países e brasileiros que já estão em contatos para formarem parcerias, pois o projeto consiste em fabricar um carro 100% brasileiro, chamado ÉOLO com chassi tubular em fibra de carbono, com a carroceria em fibra de côco, com sistemas de freio com mini compressores que irão repor o ar nos reservatórios aumentando sua autonomia em até 30% com abastecimento por compressor eólico, energia foto voltaica e solar, tornando o primeiro carro do mundo ecologicamente correto.
Josoé Bonetti destaca que este sistema já foi utilizado no século XX em locomotivas, sendo sufocado com a chegada dos combustíveis fósseis. Também um sistema semelhante já é testado na França e Índia pela Tata Motors, desenvolvido pelo ex-engenheiro de Fórmula1, Frances Guy Negry da MDI, com um diferencial do motor lançado no Brasil, eles utilizam 6% de combustíveis fósseis. A Motorar superou as expectativas em seu funcionamento com 100% ar puro, sem nenhum tipo de contaminantes ou resíduos fósseis, o que torna o projeto uma exelência em renovação ambiental, podendo ser aplicado em vários segmentos como geração de energia elétrica, motorização automotiva, motorciclos, náutica, aeronáutica e outros , ficando a frente até mesmo dos carros conceitos elétricos, que na sua maioria encarecem o preço do veículo em até 70% e 400Kg a mais no peso do automóvel e suas baterias podem chegar a 280º positivo de temperatura com níquel, cádio e ácido, altamente contaminante em caso de acidentes, sendo que suas baterias tem sua vida útil prevista para 2 anos, levando-nos a rever as questões carro elétrico com meio ambiente e custo benefício.

Mais informações no site http://www.motorar.com.br.

Verdadeiramente, precisamos de uma reposta isenta, honesta e objetiva para as perguntas: o que emperra, desestimula, escamoteia e sepulta no silêncio iniciativas isoladas, particulares, heroicas (muitas delas realmente, descartáveis, claro) de pequenos e desconhecidos inventores destituídos de “padrinhos” neste nosso Brasil? Por qual(is) motivo(s) ou razão(ões)? Temos notícias de várias delas, constantemente, natimortas na maioria, envenenadas pelo desinteresse criminoso de quem (quem?) bem poderia ampará-las, orientando seus autores, estimulando-os, ocupando-se em, honestamente, ajudá-los com um conteúdo técnico-científico que nas mais das vezes lhes falta, testando, experimentando, corrigindo-os e até, se é o caso, desenganando-os (às vezes é preciso, naturalmente). Mas, enfim, nunca lhes virando as costas e insultando-os com a fria indiferença industriada de egoistas e maus patriotas.

Meus parabens pela inovaçao.Ja estamos atrazados ainda usando motores diesel,gasolina e alccol.A meu ver o carro a ar tem futuro gantido.Desde ja sou mais um na lista de futuro comprador.Por favor me avisem quando iniciar as vendas no Brasil.

Aguardo a entrega do veiculo.

Procurem no site motoresecologico.com

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